SóProvas


ID
1343002
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

De acordo com Adam Smith, em A Riqueza das Nações (1776), “Mesmo as obras públicas que, por sua natureza, não têm condições de gerar renda para sua própria manutenção, mas cuja conveniência está mais ou menos restrita a algum lugar ou distrito em particular, sempre são mais bem mantidas com uma receita local ou provincial, sob a direção de uma administração local e provincial, do que com a receita geral do Estado, cuja administração sempre deve caber ao poder executivo”. No que diz respeito à descentralização de atividades, julgue o item a seguir.

A centralização de atividades regulatórias em um único órgão regulador federal produz resultados equivalentes àqueles que seriam produzidos pela descentralização dessas mesmas atividades em órgãos reguladores estaduais, se forem altos os custos de transmissão e processamento das informações locais necessárias à definição de regras regionais diferenciadas.

Alternativas
Comentários
  • Errado, claro!

    Note que se os custos de transmissão e processamentos das informações locais são altos, então a CENTRALIZAÇÃO será muitíssimo custosa.

    Neste caso, os resultados, claro, não são equivalentes.

    Se as idas e vindas de informações para Brasília e as tomadas de decisão por parte de uma agência centralizada são muito custosas, então vale mais a pena descentralizar a regulação, ou seja, praticá-la por meio de órgãos estaduais.

     

    Resposta: E

  • "se forem altos os custos de transmissão e processamento das informações locais necessárias à definição de regras regionais diferenciadas."

    Na centralização, todas as unidades da federação devem enviar informações para um único órgão - o órgão central.

    Consequentemente, o fluxo da informação seria muito alto: todas as unidades regulatórias de todos os entes da federação enviando informações ao regulador federal.

    Na descentralização, se, por exemplo, os órgãos centrais forem os estaduais - note que houve uma descentralização: antes o regulador era federal, agr é estadual -, a quantidade de informações transmitidas ao regulador central (regulador estadual) será menor, já que a "jurisdição" tbm é. Sem falar no fato de que o processamento de informações será menos custoso, já que agr o órgão central só recebe informações de atividades de seus respectivos estados, e não mais de todos os entes da federação.

    Como a centralização é mais custosa, a assertiva é incorreta.

    Gabarito: Errado

    Espero ter ajudado

  • Ué, não é uma analogia ao monopólio, centralizando tudo e reduzindo os custos? Os estados empregam redundância de sistemas. Com uma transmissão única fica mais barato. O tse recentemente centralizou tudo e reduziu custos e tempo de apuração da eleição.