-
Aviso- Tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da administração publica entre si. Usados para Ministros do Estado e autoridades da mesma hierarquia.
Ofício- Tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da administração publica entre si, e também com particulares. Usado externamente.
Memorando- Pode ter carácter meramente administrativo ou pode ser para exposição de projetos, ideias etc. Deve ser simples e ágil. Usado internamente.
-
Memorando é uma modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente (exclusivamente) interna.
AVISO E OFÍCIO
Definição
Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que ofício é expedido para e pelas demais autoridades.
Finalidade
Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares (comunicação externa).
fonte: prof. fabiano estratégia concursos.
-
A questão é fácil. Ela se refere aos três documentos que se assemelham por usarem o padrão ofício, mesmo tendo finalidades diferentes.
Já sabemos que se trata do ofício, aviso e memorando.
A resposta correta é a letra (A).
-
Eu AMO o padrão oficio.
ATA,OFICIO, MEMORANDO
-
M emorando- comunicação interna
Aviso - comunicação entre MINISTROS
Ofício- comunicação EXTERNA do poder público destinada ----> poder público ou PARTICULARES.
seguem PADRÃO OFÍCIO
-
Gabarito: A
Há três tipos de expedientes que se diferenciam antes pela finalidade do que pela forma: o ofício, o aviso e o memorando.
Com o fito de uniformizá-los, pode-se adotar uma diagramação única, que siga o que chamamos de padrão ofício.
Vale ressaltar que o documento chamado “Exposição de Motivos”, em uma de suas finalidades, poderá fazer uso do chamado Padrão Ofício.
Partes do documento no Padrão Ofício
a) tipo e número do expediente, seguido da sigla do órgão que o expede:
Exemplos:
Mem. 123/2002-MF
Aviso 123/2002-SG
Of. 123/2002-MME
b) local e data em que foi assinado, por extenso, com alinhamento à direita:
Exemplo:
Brasília, 15 de março de 1991.
c) assunto: resumo do teor do documento.
Exemplo:
Assunto: Produtividade do órgão em 2002
-
São semelhantes por usarem o padrão ofício, mas têm finalidades diferentes.
-
Sem esquecer que, pra quem presta CESPE, acrescenta-se EXPOSIÇÂO DE MOTIVOS a esses três já mencionados, apesar de esta questâo nâo mencionar.
-
DESATUALIZADA!!!
-
Com o objetivo de uniformizá-los, deve-se adotar nomenclatura e diagramação únicas, que sigam o que chamamos de padrão ofício.
Fonte : Manual de Redação da Presidência da República
QUESTÃO DESATUALIZADA!