SóProvas


ID
1343746
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Entre os fatores de risco mais frequentemente associados ao desenvolvimento da pneumonia, incluem-se imobilidade prolongada, imunossupressão, trauma e tabagismo.

Alternativas
Comentários
  • Apesar de pessoalmente achar que dependendo do tipo de trauma pode haver relação com um tipo de pneumonia, não encontrei nada a respeito na literatura. Este é o item da questão que a torna incorreta.

  • aliás , encrontrei sim artigos em ingles que fazem referencia a isto. Acredito que esta questão é passivel de recurso.

  • A questão é passível de recurso, porém, no item de trauma não é considerado fator de risco para pneumonia, mas se o trauma for TCE grave: sim.

  • Os principais fatores de risco para desenvolvimento da pneumonia são: envelhecimento, alcoolismo/cirrose hepática, tabagismo/DPOC, deficiência nutricional, insuficiência cardíaca, imunossupressão, colonização da orofaringe, fatores ambientais e micro e macroaspiração. Trauma não é um fator de risco preponderante para o desenvolvimento da pneumonia.

    Resposta ERRADO

    Bibliografia Gomes L. Fatores de risco e medidas profiláticas nas pneumonias adquiridas na comunidade. J Pneumol 2001;27(2):97-114.
  • Questão não está passível de anulação, pois enfatiza o termo "frequentemente". Assim, traumas não são fatores de risco frequentes.