SóProvas


ID
1343773
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

História familiar, situações estressantes, sexo feminino e morbidade clínica concomitante estão entre os fatores de risco para o desenvolvimento de depressão em adultos.

Alternativas
Comentários
  • Ué, Histórico familias é, situações estressantes é, sexo feminino existem estudos que dizem que é e outros não, morbidade clínica concomitante é. Queria saber o POR QUE tá Errado.

  • A depressão é considerada uma patologia do humor que afeta grande parte da população em alguma época da vida. É caracterizada por alterações de humor, e pode afetar a capacidade de ação das pessoas, podendo haver também desinteresse pelas atividades e perda de energia. Os fatores de risco para depressao incluem:

    - Antecedentes depressivos prévios;

    - Doença incapacitante; Doença dolorosa;

    - Abandono e/ou maus tratos; Institucionalização;

    - Morte de cônjuge, familiar ou amigo próximo;

    - Uso de medicamentos como os benzodiazepínicos, betabloqueadores, metildopa, reserpina, clonidina, cinarizina, flunarizina, digoxina e esteróides.

    Historico familiar nao esta relacionado com o desenvolvimento da depressao.


    Gabarito do Professor ERRADO


    Bibliografia


    Brasil. Agência Nacional de Saúde Suplementar. Promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças na saúde suplementar : manual técnico / Agência Nacional de Saúde Suplementar. – 2. ed. rev. e atual. – Rio de Janeiro : ANS, 2007.
  • Porque o sexo masculino está nos fatores de risco, o feminino não.

  • Sobre os fatores de risco para o desenvolvimento da depressão, Brunner (2005, p. 74) afirma que:

    A história familiar é um problema focal, situações estressantes, acidentes de trabalho, violência tanto psicológica como física, sobrecarga de trabalho, pressão psicológica, assalto, a falta de habilidade que o ser humano tem em reconhecer suas próprias emoções (autoconhecimento emocional), relacionamento com outras pessoas, as perdas e crises familiares, a pobreza, falta de sistema de apoio, história de abuso físico ou sexual, abuso de substância atual, assim como episódio prévios de depressão, inicio antes dos 40 anos de idade, comorbidade clínica, tentativas progressivas de suicídio, geralmente o sexo feminino são mais frequentes, são importantes fatores de risco para o inicio da depressão.

    De acordo com Filgueira (2007)

    entre os fatores de risco para a depressão destacam-se: o gênero, a idade, história pessoal, história familiar, estressores sociais e perdas.

    Com relação ao gênero, o autor afirma que as mulheres estão mais propensas e apresentam maior risco de desenvolvimento de depressão, em comparação aos homens. Ao contrário dos homens que tendem a mascarar a sua depressão (talvez por isso a menor taxa relatada de depressão em homens), a mulher procura ajuda com mais frequência.

    , esquizofrenia podem contribuir para um estado de maior desorganização e desconforto emocional, ao fragilizarem as potenciais competências para pensar em soluções e lidar com as adversidades, o que por sua vez aumenta a possibilidade do desespero se tornar ainda mais intolerável. Sabia que mais de metade das pessoas que se suicidaram, estavam deprimidas? Estima-se ainda que o risco de suicídio ao longo da vida em pessoas com perturbações do humor (principalmente ) é de 6 a 15%; com alcoolismo, de 7 a 15%; e com esquizofrenia, de 4 a 10%.

    A comunidade científica também nos informa que a probabilidade de tentar o suicídio é duas a três vezes superior nas mulheres, enquanto os homens apresentam uma probabilidade quatro vezes maior de o consumarem.