SóProvas


ID
1344121
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Palhoça - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Com relação à escassez mundial de água potável, que representa menos de 1% do total da água da Terra, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Vou expor o que pensei ao responder. Se alguém tiver algo a acrescentar ou corrigir, fique à vontade. 

    A) A falta de água potável frequente na Região Nordeste do Brasil é provocada pelo consumo exagerado nas cidades e na irrigação.

    No Nordeste falta água, mas isso não ocorre pelo consumo exagerado nas cidades, e sim pelo clima da região.

    B) CORRETO

    C) O risco de escassez de água no Brasil é mínimo, pois os rios do país concentram em torno de 20% da água potável do mundo.

    Quem acompanhou as notícias de 2014, viu a crise hídrica na região sudeste, então não há que se falar em risco mínimo. E ainda, segundo o UOL, o Brasil tem 12% da água potável do mundo. 

    http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2015/03/21/com-12-da-agua-doce-mundial-o-brasil-cuida-bem-dela-veja-respostas.htm

    D) A água potável é um recurso natural renovável e inesgotável, pois o tempo e a natureza permitem a sua descontaminação.

    A água não é renovável e tampouco inesgotável, justamente por isso as campanhas pelo uso racional. 

    E) O desmatamento indiscriminado e a poluição progressiva dos lençóis freáticos transformam a água potável em recurso não renovável.

    O desmatamento indiscriminado e a poluição colaboram para a crise da água, mas não é esse fato que faz com que a água não seja renovável, isso é uma característica natural dela.

  • Alex, só uma correção à sua explicação da assertiva D: "A água é um bem RENOVÁVEL, mas não deixa de ser limitado. A disponibilidade de água é reduzida em função de diversas degradações domésticas, industrial e agrícola e por desequilíbrios ambientais causados por desmatamento e uso indevido do solo. A escassez da água é resultante do consumo crescente e também pelo mau uso dos recursos hídricos."