Alternativas
por referências teóricas que envolvem o entendimento do conceito ampliado de saúde; pela compreensão sobre o indivíduo na sua total idade inserido num contexto social, econômico, histórico e político; pela sistematização das ações profissionais no SUS que envolvem o conhecimento da realidade e dos sujeitos.
pelas perspectivas de prevenção e promoção à saúde, consider ando os deter minantes econômicos e sociais que alteram o perfil e pidemiológico ; pelo princípio da transdisciplinaridade com os trabalhadores da área de saúde; pela participação popular.
pelas determinações econômicas, sociais e políticas causais que enformam a sociedade capitalista; pela identificação do indivíduo como sujeito; pela defesa da especificidade de cada saber; pelo entendimento das correlações de força adversas que também se manifestam no campo da saúde.
pelo entendimento das contradições sociais que se manifestam no cotidiano institucional; pela formatação de rotinas instituídas; pela normatização de atribuições específicas dos profissionais; pela participação da população usuária nos conselhos municipais e estaduais de saúde; pela eficácia e eficiência .
pelos pressupostos da fenomenologia que estabelece a preocupação como indivíduo na sua subjetividade; pela ênfase na participação nos conselhos municipais e estaduais; pelo respeito às decisões individuais; pela construção de estratégias de enfrentamento às correlações de forças.