Essa questão é até fácil e muuto boa para esclarecer:
ITEM CERTO - espaços tensionados nas relações Estado e sociedade , se construindo como concessões/conquistas mais ou menos elásticas, a depender da correlação de forças na luta política entre os interesses dos segmentos de classes envolvidos na questão.
Behring (2009) também tem esse posicionamento e reforça a ideia de que a política social deve ser vista como resultado das contradições estruturais, engendradas pela luta de classes e delimitadas pelos processos de valorização do capital. Portanto, a política social deve ser analisada dentro do movimento histórico e social da sociedade burguesa e capitalista, levando em conta, também, as manifestações das particularidades dos Estados nacionais. A autora enfatiza que: As políticas sociais são concessões/conquistas mais ou menos elásticas, a depender da correlação de forças na luta política entre os interesses das classes sociais e seus elementos envolvidos na questão. No período de expansão, a margem de negociação se amplia; na recessão, ela se restringe (BEHRING, 2009, p. 315-316).
Fonte: BEHRING, E. R. Política social no contexto da crise capitalista. In: ______. Serviço social: direitos sociais e competências profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.