SóProvas


ID
1344967
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A respeito dos conceitos de ativo e passivo, julgue o  item  subsequente.

Um dos critérios para a classificação dos ativos é o de que os bens ou direitos devem ter o potencial de gerar benefícios econômicos futuros para a entidade. Portanto nem todo recurso pode ser considerado um ativo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    CPC 00 - Estrutura conceitual

    Posição Patrimonial e Financeira

    49. Os elementos diretamente relacionados com a mensuração da posição patrimonial e financeira são ativos, passivos e patrimônio líquido. Estes são definidos como segue:

    (a) Ativo é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem futuros benefícios econômicos para a entidade

    83. Um item que se enquadre na definição de ativo ou passivo deve ser reconhecido nas demonstrações contábeis se:

    (a) for provável que algum benefício econômico futuro referente ao item venha a ser recebido ou entregue pela entidade; e

    (b) ele tiver um custo ou valor que possa ser medido em bases confiáveis

    portanto, se não gerar benefício economico para a entidade, não se registrará o ativo.

    bons estudos

  • (C)


    Outra que ajuda  responder:

    Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: SERPRO Prova: Analista - Gestão Financeira

      

    Um bem (ou um direito) somente será considerado como ativo quando satisfaz a três condições: gerar benefícios econômicos futuros; ser controlado pela entidade e ser resultante de um evento que tenha ocorrido no passado.(C)

  • Gabarito: Certo

    Ativo - O ativo da empresa corresponde aos bens e direitos que ela possui e que podem ser convertidos em dinheiro. É a parte positiva do balanço patrimonial e identifica onde os recursos foram aplicados.

    Obviamente, nem todos os recursos são ativos.

  • Definição de ativo

    4.3 Ativo é um recurso econômico presente controlado pela entidade como resultado de eventos passados.

    4.4 Recurso econômico é um direito que tem o potencial de produzir benefícios econômicos.

    Passando aqui para lembrar sobre as alterações ocorridas no CPC 00

    A exigência de haver "expectativa de benefícios econômicos futuros" não está mais presente na definição de ativo.

  • A Estrutura Conceitual 00 (R2) destaca que nem todos os direitos da entidade são ativos dessa entidade como, por exemplo, direitos disponíveis para todas as partes sem custo significativo. Portanto, a condição de algo ser "bens e direitos" não garante que seja um ativo. Gabarito "C"

  • A primeira parte do enunciado é extremamente precisa ao explicitar a definição de ativo. Contudo, a dúvida reside nos elementos conceituais que estão interligados ao conceito de ativo, especificamente citado pela questão - o recurso econômico.

    Para isso é conveniente trazer essas conceituações, elencadas no CPC00 (R2), Ipsis litteris:

    4.3 Ativo é um recurso econômico presente controlado pela entidade como resultado de eventos passados.

    4.4 Recurso econômico é um direito que tem o potencial de produzir benefícios econômicos.

    4.5 Esta seção discute três aspectos dessas definições:

    (a) direito (ver itens de 4.6 a 4.13);

    (b) potencial de produzir benefícios econômicos (ver itens de 4.14 a 4.18); e

    (c) controle (ver itens de 4.19 a 4.25).

    Claramente, a visualização dos itens 4.3 e 4.4, nos leva a percepção de que a definição de ativo esta interligada a de recurso econômico, que por sua vez interliga-se a significação do aspecto "direito".

    Por conseguinte, uma das características desse aspecto faz emergir uma diferenciação, que separa o Ativo do recurso econômico, transformando esse último não mais em seu elemento conceitual constitutivo. Consequentemente, tornando verdadeira a segunda parte do enunciado, que contém a seguinte afirmação: "nem todo recurso pode ser considerado um ativo".

    Contudo, nos resta identificar que característica promove essa distinção, podemos encontra-la no seguinte item do CPC00(R2):

    4.9 Nem todos os direitos da entidade são ativos dessa entidade – para serem ativos da entidade, os direitos devem ter tanto o potencial de produzir para a entidade benefícios econômicos além daqueles disponíveis para todas as outras partes (ver itens de 4.14 a 4.18) como serem controlados pela entidade (ver itens de 4.19 a 4.25).

    Por exemplo, direitos disponíveis para todas as partes sem custo significativo – como direitos de acesso a bens públicos, tais como direitos públicos de passagem, ou know-how que seja de domínio público – normalmente não são ativos para as entidades que os detêm.