SóProvas


ID
1345966
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com Francisco de Oliveira, o Estado de Bem-Estar Social foi uma experiência própria dos países do capitalismo periférico.

Alternativas
Comentários
  • O estado de bem - estar social (Welfare State) estão vinculadas à crescente tensão e conflitos sociais gerados pela economia capitalista de caráter "liberal" e emergiu na segunda metade do século 20 na Europa Ocidental (capitalismo periférico está relacionado aos países da América Latina, África e Ásia), se estendendo para outras regiões e países,chegando  ao seu auge na década de 1960. 

  • política de bem estar social (welfare state) não coaduna com os países de capitalistas periféricos, onde nunca houve  o pleno emprego, políticas sociais universais, no Estado de bem -estar social o indivíduo era protegido do útero ao túmulo.(welber Gontram)



  • há autores que consideram que no Brasil nunca houve estado de Bem-Estar Social, outros consideram que ocorreu no país de forma particular, pois :

    O Brasil nunca chegou a estruturar um Estado de Bem-estar semelhante aos dos países de Primeiro Mundo. Não obstante, o grau de intervenção estatal na economia nacional teve início na Era Vargas (1930-1945) e chegou ao auge durante o período da ditadura militar (1964-1985). Paradoxalmente, os mais beneficiados com os gastos públicos em infra-estrutura (nas áreas de telecomunicações, energia elétrica, auto-estradas etc) e construção de grandes empresas públicas foram, justamente, os empresários brasileiros e estrangeiros.
     

    Disponível em: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/sociologia/estado-do-bem-estar-social-historia-e-crise-do-welfare-state.htm