SóProvas


ID
1345969
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

As políticas sociais, no Brasil, são derivadas da ampliação das políticas sociais desenvolvidas nos países do capitalismo central.

Alternativas
Comentários
  • Políticas sociais no contexto neoliberal nos países perífericos  não se equiparam as políticas sociais de capitalismo central ,muito menos se ampliam.Logo, gabarito errado.

  • As politicas sociais no Brasil ocorrem na trasição do capitalismo monopolista para o concorrencial e sua origem esteve vinculada ao movimento de ascenção de capitalismo industrial com a Revolução Industrial, lutas de classes e intervenção no campo social.

  • ^^ Como é que é? De Monopolista para o Concorrencial?? oÔ

    E eu achando que o Capitalismo dos Monopólios é a fase que sucede a fase do capitalismo concorrencial. 

    Vamos ter mais atenção geeente!!

  • O comentario da colega Thais Rossine esta ERRADO....uma vez que as politicas sociais no Brasil se expandem no periodo de transição do capitalismo concorrencial e indo para capitalismo MONOPOLISTA (capitalismo maduro), ressalto que as lutas sociais pelos trabalhadores foi de extrema importancia para o processo de implantação das politicas sociais

  • O que dizer da política social entre nós?

    Segundo Elaine Bering e Ivanete Boschetti, a primeira constatação é a de que seu surgimento no Brasil não acompanha o mesmo tempo histórico dos países de capitalismo central. Isso por que não houve no Brasil escravista do século XIX uma radicalização das lutas operárias, sua constituição em classe para si, com partidos e organizações fortes. A questão social já existente num país de natureza capitalista, com manifestações objetivas de pauperismo e iniquidade, em especial após o fim da escravidão e com a imensa dificuldade de incorporação dos escravos libertos no mundo do trabalho, só se colocou como questão política a partir da primeira década do século XX, com as primeiras lutas de trabalhadores e as primeiras iniciativas de legislação voltadas ao mundo do trabalho.

    Política social, fundamentos e história, pp. 78