Gabiões são estruturas armadas, monolíticas e permeáveis, utilizadas para construção de muros de arrimo, aumentando a resistência do talude a empuxos provenientes de solo ou água. Também são indicadas para revestimento superficial de canais.
O mercado tem grande aceitação a esse tipo de estrutura de contenção devido à sua flexibilidade frente a deformações, como recalques, e ao fato de ser autodrenante. "Deve-se tomar o cuidado de instalar uma manta geotêxtil a montante da sua estrutura, para que atue como filtro". (Joppert)
A principal desvantagem é o tamanho das bases do muro que, apesar de na maioria dos casos estarem enterradas, possuem grandes dimensões, comprometendo a faixa de terreno junto ao muro.
A relação custo-benefício do gabião é considerada boa, mas como tem execução praticamente artesanal, há reclamações recorrentes quanto à escassez de mão de obra especializada. Isso porque, embora o processo de execução seja comum, a falta de experiência pode acarretar erros nas amarrações e montagens, prejudicando o desempenho do sistema.