SóProvas


ID
1346965
Banca
FGV
Órgão
SUSAM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Controle Externo

Com relação ao controle exercido pelos Tribunais de Conta, analise as afirmativas a seguir.

I. Toda atuação de um Tribunal de Contas deve ser, a priori, a de evitar irregularidades.

II. É atribuição do Tribunal de Contas da União o parecer prévio sobre as contas apresentadas pelo Presidente da República.

III. É de competência de um Tribunal de Contas estadual o julgamento das contas de administradores de autarquias da mesma unidade da federação.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: "d'

    Fundamento: Art. 71, I e II, CF + Art. 75, CF

  • Copiando o texto da Lei colocado por Mila Coelho

    Fundamento: Art. 71, I e II, CF + Art. 75, CF

    Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, ao qual compete:

    I - apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da República, mediante parecer prévio que deverá ser elaborado em sessenta dias a contar de seu recebimento;

    II - julgar as contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiros, bens e valores públicos da administração direta e indireta, incluídas as fundações e sociedades instituídas e mantidas pelo Poder Público federal, e as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuízo ao erário público;

    Art. 75. As normas estabelecidas nesta seção aplicam-se, no que couber, à organização, composição e fiscalização dos Tribunais de Contas dos Estados e do Distrito Federal, bem como dos Tribunais e Conselhos de Contas dos Municípios.

    Foco, Força é Fé.

  • O controle realizado pelo TC é prévio (evita irregularidades), concomitante (fiscalização) e posterior (julgamento de contas, parecer etc). Entre esses 3, a atuação posterior, a priori, é a principal.