SóProvas


ID
1347079
Banca
FGV
Órgão
TJ-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

O responsável por segurança de uma empresa proibiu todo o acesso a equipamentos que utilizasse Telnet, justificando que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B


    O bom e velho Telnet permite acesso remoto à qualquer máquina que esteja rodando o módulo servidor (assim como no SSH) mas é mais inseguro, pois os dados não são criptografados. Manter o servidor Telnet ativo representa um grande risco numa máquina conectada à Internet, pois qualquer um que descubra uma das senhas de usuário, ou pior, a senha de root, terá acesso à sua máquina, o que não é nada bom. E com o Telnet isso é muito fácil, pois bastaria snifar a sua conexão e pegar sua senha quando usasse o serviço.

  • Telnet - Terminal Network Protocol

    Telnet é um programa simples baseado em texto clarosem proteção/segurança, cliente-servidor, através do qual você pode se conectar com outro computador usando a Internet.

    Se o proprietário ou administrador do computador lhe atribui o direito de se conectar a ele, através do Telnet você poderá digitar comandos usados para acessar programas e serviços no computador remoto, como se estivesse sentado na frente dele.

    É um serviço de comunicação bidirecional (full-duplex) orientada a bytes, via porta TCP 23, empregando um NVT (Network Virtual Terminal).

    O componente NVT é o responsável por definir regras para uniformizar a representação dos dados trocados entre clientes e servidores Telnet.

  • Gabarito B

    O protocolo Telnet é um protocolo standard de Internet que permite a interface de terminais e de aplicações através da Internet. Este protocolo fornece as regras básicas para permitir ligar um cliente (sistema composto de uma afixação e um teclado) a um intérprete de comando (do lado do servidor).

    O Telnet existe há mais de 40 anos, muito antes de aparecer a Internet. Este sistema de transmissão de dados foi inventado pelas Forças Armadas Americanas para transmissão de dados entre bases militares. Foi disponibilizado ao público em 1977, tendo sido os radioamadores os primeiros a aproveitá-lo.

    Portanto, pode-se dizer que a Internet trabalha por cima do Telnet, servindo-se do seu sistema para funcionar. A transmissão de dados pelo Telnet utiliza software específico que os codifica, permitindo utilizar centenas de portas por nós definidas e reencaminha-las, para o PC que pretendemos. Se tivermos uma rede interna com vários pc's instalados, utilizando um router, abrimos uma porta para cada PC e, com o mesmo IP, os dados fluem direccionados e reencaminhados simultaneamente, sem qualquer problema. O utilizador que recebe dados combina com o seu correspondente a porta de passagem para o sistema funcionar. A máquina que envia os dados fá-lo em pacotes. Informa o correspondente que tem dados. Este, por sua vez, dá o OK para a transmissão. O pacote é enviado com a informação do número de bits que este tem. Só depois do correspondente ter informado que recebeu os bits todos, é que pede o segundo pacote. Se por qualquer motivo informa que os bits não chegaram todos, o envio do pacote é repetido. Muita coisa fica ainda por dizer sobre este sistema. O protocolo baseia-se numa conexão TCP para enviar dados em formato ASCII codificado em 8 bits entre os quais se intercalam sequências de controle para o Telnet. Fornece assim um sistema orientado para a comunicação, bidireccional (half-duplex), codificado em 8 bits fácil de aplicar. Com essa conexão é possível o acesso remoto para qualquer máquina ou equipamento que esteja sendo executado em modo servidor.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !