Alternativas
Joseph Juran, um estudioso da qualidade, diverge quanto ao gerenciamento da qualidade total; ele acredita que os objetivos da qualidade entram no planejamento dos negócios, afastando a participação de todos os atores da organização.
Um processo não pode ser gerenciado por meio de seus itens de controle, pois, mesmo que estes sejam acompanhados periodicamente, seu acompanhamento não permite a detecção de eventuais resultados indesejáveis do processo.
Deming, apesar de criticar fortemente o gerenciamento norte- americano, privilegia a qualidade de vida e a satisfação do trabalhador, sem, no entanto, contemplá-lo como um agente participativo do processo decisório da organização.
Os benefícios oriundos do gerenciamento da qualidade, além da melhoria na qualidade do produto e do projeto, incluem a redução das perdas e dos custos operacionais.
O gerenciamento da qualidade, por ser simples, não tem como barreira à sua implementação as atitudes arraigadas e resistentes à mudança por parte dos trabalhadores.