SóProvas


ID
1347415
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IPSEMG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A farmacoterapia consiste no uso de medicamentos para o tratamento, prevenção, diagnóstico e controle de sinais e sintomas das doenças.

Considerando as vias de administração dos medicamentos, analise as seguintes afirmativas e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) A administração intradérmica (ID) é empregada para fins de diagnóstico, quando testam alergias ou reação para tuberculose.

( ) A via endovenosa (EV) é utilizada para administrar soluções aquosas e oleosas garantindo rápida absorção através de uma veia.

( ) A primeira via de acesso para administração intramuscular (IM) é o músculo vasto lateral e depois o glúteo.

( ) A via subcutânea (SC) permite a administração de medicamentos cujo volume pode variar de 0,1 ml a 2,0 ml.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Há várias vias de administração de medicação, a escolha da via depende das condições do paciente, da apresentação da substância e do tipo de droga.

    Intradérmica - ID utilizada para testes de alergias, prova tuberculínica (PPD) e vacina BCG.

    Endovenosa - é a via que tem absorção mais rápida, pois o medicamento cai direto no sangue. Porém não pode ser administrado soluções oleosas, apenas soluções aquosas.

    Intramuscular - conforme parecer do Corensp  a injeção IM, deveria seguir, sequencialmente, os locais preferenciais que são os músculos ventro glúteo, dorsoglúteo, vasto lateral da coxa e deltoide. Em menores de 2 anos de idade é preconizado o uso do músculo lateral da coxa devido à maior proporção muscular.

    Subcutânea - região menos irrigada, logo, absorção SC é mais lenta que a IM e volume para aplicação é pequeno, pode-se administrar no máximo 2ml.


    Essa questão ficou um pouco confusa, tudo indica que na assertiva três eles estão se referindo a menores de 2 anos.

    Resposta D

    Bibliografia

    www.corensp.gov.br
  •  A via endovenosa (EV) é utilizada para administrar soluções aquosas e oleosas garantindo rápida absorção através de uma veia.

    Não pode ser oleosa, pode causar embolia. Já elimina as outras alternativas.