Compressas frias diminuem a circulação sanguínea para a área dolorosa, o que reduz a inflamação e inchaço no local. As baixas temperaturas também diminuir a transmissão de sinais de dor enviados para o cérebro. Aplique a compressa por não mais do que 20 minutos, mas use-as até 8 vezes por dia, durante os primeiros 2 a 3 dias após o desenvolvimento de um músculo dolorido.
Também conhecida como crioterapia, aplicação de frio a uma área dolorosa ajuda a contrair os vasos sanguíneos, também conhecido como vasoconstrição, reduzindo assim o inchaço da área afetada. Evite deixar compressas frias sobre a pele por mais de 15 a 20 minutos de cada vez. A terapia fria é mais eficaz quando iniciada imediatamente após uma lesão ou exercício físico.
O calor pode ser aplicado na forma de almofadas de aquecimento ou cobertores quentes por até 20 minutos. Tenha cuidado para não dormir com uma almofada de aquecimento, o que pode causar queimaduras acidentais.
A aplicação de uma compressa muito morna ou quente para a pele por uma área de dor ajuda o sangue correr para essa área. Este aumento de fluxo de sangue também aumenta o volume de oxigênio e nutrientes de cura transportados pelo sangue. Além disso, o calor aplicado aos tecidos doloridos ajuda a aliviar a tensão muscular, espasmos musculares e ajuda a aumentar a mobilidade e amplitude de movimento. Coloque o bloco quente sobre a área dolorida por cerca de 15 minutos. Ao usar almofadas de aquecimento ou bolsas de água quente, sempre proteja a pele envolvendo o bloco quente em uma toalha. No entanto, se houver inchaço, não coloque um pacote quente contra as áreas inchadas, pois isso vai aumentar o fluxo sanguíneo para os locais.
REFERÊNCIA: http://www.saudemelhor.com/dor-muscular-bolsa-agua-quente-fria/