SóProvas


ID
1348102
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No que se refere ao modelo relacional e ao banco de dados relacional, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • F*dasse... Que questão.

  • https://www.ime.usp.br/~jef/apostila.pdf

  • vdd mano ..rs


  • Muito dificil.

  • Nossa... que blablablá esse teste. Essa banca precisa focar em questões do mundo real.

  • Misericórdia! Mas pelo menos por elimininação dava pra ficar na dúvida entre a A e D.... as outras os erros estão bem evidentes.

  • O que achei sobre foi e espero que ajude: 

    • Definições e restrições aplicam-se às relações únicas e seus atributos

    • Mas um BD apresenta muitas relações

    • BD Relacional S é um conjunto de esquemas de relação S={R1, R2, ..., Rn} e um conjunto de restrições de integridade IC

    • Um estado de um BD relacional de S é um conjunto dos estados da relações {r1, r2, ..., rn} de forma que cada ri satisfaça as restições de integridade especificadas em IC.

    • Um estado BD que obedece as restrições de integridade é chamado de estado válido.

    Fonte: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3342297/mod_resource/content/1/introMDR.pdf

  • Um esquema relacional R, indicado por R(A1,A2...An), é composto de um nome de relação R e uma lista de atributos A1, A2,...,An. Cada atributo é o nome de um papel desempenhado por algum domínio D distinto no esquema da relação R. Um domínio D é um conjunto de valores atômicos e válidos para Ai.

     

    http://www3.ifrn.edu.br/~claytonmaciel/files/20111/bd/Aula%206%20-%20Modelo%20Relacional%20-%20Introducao%20e%20Restricoes%20de%20Integridade.pdf

     

  • Prof Pedro Parreira:

    a)  Um esquema relacional R, indicado por R(A1, A2, ..., An), é composto de um nome de relação R e uma lista de atributos, A1, A2, ..., An. Cada atributo Ai é o nome de um papel desempenhado por algum domínio D distinto no esquema da relação R. Um domínio D é um conjunto de valores atômicos e válidos para Ai.

    Vamos dividir essa alternativa em trechos:

    Um esquema relacional R, indicado por R(A1, A2, ..., An), é composto de um nome de relação R e uma lista de atributos, A1, A2, ..., An.

    Esse trecho está correto.

    Cada atributo Ai é o nome de um papel desempenhado por algum domínio D distinto no esquema da relação R.

    Esse trecho está confuso e mistura diversos conceitos. Na verdade, cada atributo é uma característica da relação, e esse atributo é restringido pelo domínio. Este trecho está ERRADO.

    Um domínio D é um conjunto de valores atômicos e válidos para Ai.

    Este trecho está correto.


    b)  Uma relação R é definida como um conjunto de tuplas ordenadas. Essa ordenação indica a primeira, segunda, i-nésima e última tupla na relação R.

    Relação pode ser considerado o mesmo que tabela, porém observando pelo prisma do modelo de entidade e relacionamento. O conceito de relação não está ligado com a ordenação dos registros (tuplas). Portanto essa alternativa está errada.

    c)  As regras de integridade dos bancos de dados relacionais devem ser consideradas em um projeto de banco de dados. Assim, a restrição UNIQUE pode ser aplicada a uma coluna para garantir que todas as linhas da tabela apresentem um valor para essa coluna.

    O projeto de um banco de dados se dá em duas fases:

    Modelagem conceitual

    Nesta fase, é construído um modelo conceitual, na forma de um diagrama entidade-relacionamento. Este modelo captura as necessidades da organização em termos de armazenamento de dados de forma independente de implementação.

    Projeto lógico

    A etapa de projeto lógico objetiva transformar o modelo conceitual obtido na primeira fase em um modelo lógico. O modelo lógico define como o banco de dados será implementado em um SGBD específico.

    Essa alternativa foi colocada pelo examinador de forma muito maliciosa. Realmente as regras de integridade devem ser consideradas, pois elas fazem parte do projeto lógico, porém a cláusula UNIQUE quando usada, faz com que todas as linhas da tabela apresentem um valor DISTINTO para essa coluna. Essa palavra que faltou colocar tornou a alternativa errada. Se trocarmos a palavra "UNIQUE" por "NOT NULL" tornaria a alternativa correta.

    Portanto, alternativa errada.

    d)  Um esquema de banco de dados relacional S consiste em um conjunto de esquemas de relação S = {R1, R2, ..., Rm} e em um conjunto de restrições de integridade. Um estado de banco de dados relacional DB de S é um conjunto de estados de relação DB = {r1, r2, ..., rm}, tal que cada ri é um estado de Ri e tal que os estados da relação ri satisfazem às restrições de integridade especificas de Ri.

  • continuação:

    O esquema de bancos de dados relacional refere-se à organização de dados como um diagrama de como um banco de dados é construído (dividido em tabelas de banco de dados no caso de bancos de dados relacionais). A definição formal do esquema de banco de dados é um conjunto de fórmulas (sentenças) chamadas de restrições de integridade impostas no banco de dados.

    O estado de um banco de dados realmente normalmente é constituído por um conjunto de estados possíveis e cada estado desse conjunto satisfaz uma determinada regra do esquema do banco de dados.

    Portanto, a alternativa está certa e é o gabarito da questão.

    e)  O grau de completude relacional pode ser definido como a extensão em que a álgebra relacional é suportada. Para ser considerado minimamente relacional, o SGBD deve oferecer suporte aos operadores fundamentais PROJECT e JOIN.

    Segundo, Edgar Frank Codd, criador do modelo relacional, são 13 as regras para que um SGBD fosse considerado relacional:

    Regra Fundamental:Um SGBD relacional deve gerir os seus dados usando apenas suas capacidades relacionais

    Regra da informação:Toda informação deve ser representada de uma única forma, como dados em uma tabela

    Regra da garantia de acesso:Todo o dado (valor atómico) pode ser acedido logicamente (e unicamente) usando o nome da tabela, o valor da chave primária da linha e o nome da coluna.

    Tratamento sistemático de valores nulos:

    Catálogo dinâmico on-line baseado no modelo relacional:

    Regra da sub-linguagem abrangente:Um sistema relacional pode suportar várias linguagens e formas de uso, porém deve possuir ao menos uma linguagem com sintaxe bem definida e expressa por cadeia de caracteres e com habilidade de apoiar a definição de dados, a definição de visões, a manipulação de dados, as restrições de integridade, a autorização e a fronteira de transações.

    Regra da atualização de visões:Toda visão que for teoricamente atualizável será também atualizável pelo sistema.

    Inserção, atualização e eliminação de alto nível:Qualquer conjunto de dados que pode ser manipulado com um único comando para retornar informações, também deve ser manipulado com um único comando para operações de inserção, atualização e exclusão. Simplificando, significa dizer que as operações de manipulação de dados devem poder ser aplicadas a várias linhas de uma vez, ao invés de apenas uma por vez.

    Independência dos dados físicos:

    Independência lógica de dados

    Independência de integridade:

    Independência de distribuição:A linguagem de manipulação de dados deve possibilitar que as aplicações permaneçam inalteradas estejam os dados centralizados ou distribuídos fisicamente.

    Regra da Não-subversão:Se o sistema relacional possui uma linguagem de baixo nível (um registro por vez), não deve ser possível subverter ou ignorar as regras de integridade e restrições definidas no alto nível (muitos registros por vez).

    Como podemos ver, para ser considerado minimamente relacional, o SGBD deve gerir os seus dados usando apenas suas capacidades relacionais.

  • kkk ñ é o caso dessa