SóProvas


ID
1348693
Banca
FGV
Órgão
SUDENE-PE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais

O estabelecimento de grupos ou famílias de materiais, de acordo com a sua utilidade, natureza, função ou no atendimento de objetivos específicos da organização, é denominado

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D. Segundo DIAS (2010: pág. 211) —  O objetivo da classificação de materiais é catalogar, simplificar, especificar,

    normalizar, padronizar e codificar todos os materiais componentes do estoque da empresa. A necessidade de um sistema de classificação é primordial para qualquer Departamento de Materiais, pois sua ausência impede o controle eficiente dos estoques, a criação de procedimentos de armazenagem adequados e a correta operacionalização do almoxarifado.


    Simplificar material é, por exemplo, reduzir a diversidade de um item empregado para o mesmo fim. Assim, no caso de haver duas peças para uma finalidade qualquer, aconselha-se a simplificação, ou seja, a opção pelo uso de uma delas. Ao simplificarmos um material, favorecemos sua normalização, reduzimos as despesas e suas flutuações. Por exemplo, cadernos com capa, número de folhas e formato idênticos contribuem para que haja a normalização. Ao requisitar uma quantidade desse material, o usuário irá fornecer todos os dados (tipo de capa, número de folhas e formato), o que facilitará sobremaneira não somente sua aquisição, como também o desempenho daqueles que se servem do material, pois em caso contrário pode confundir o usuário do material, se este um dia apresentar uma forma e outro dia outra forma de maneira totalmente diferente. 

  • não consigo entender classificação e específicação ... uma hora penso que é uma coisa e é outra. alguém explica?

  • Ana, eu entendo a classificação como algo mais amplo envolvendo a especificação, codificação, simplificação, normatização e catalogação.

    Tipo assim, classificação seria agrupar O MATERIAL de acordo com todas a formas possíveis, como dimensão, forma, peso, característica,.etc, já a especificação seria descrição detalhada do ITEM.

     

    OBS: Se alguém puder explicar de uma forma melhor para meu entendimento fico agradecida :)

  • A CLASSIFICAÇÃO DE MATERIAIS COMPREENDE:

    1- CATALOGAÇÃO: Arrolar todos os itens em um catálogo, permitindo consulta e dando uma ideia geral da coleção.

    2- SIMPLIFICAÇÃO: Redução da grande diversidade de itens empregados para as mesmas finalidades.

    3- IDENTIFICAÇÃO(ESPECIFICAÇÃO): Identidade do material, busca torná-lo único.

    4- NORMALIZAÇÃO: Criar normas, prescrições de uso, ou seja, a definição da forma como o material deve ser utilizado. Permite maior segurança e menor possibilidade de diferenciação.

    5-PADRONIZAÇÃO: Estabelecer padrões para análise de materiais, a fim de permitir seu intercâmbio, possibilitando a redução de variedades e consequente economia.

    6- CODIFICAÇÃO: Conjuntos de números/letras inteligentes pelos quais facilmente identificamos e conhecemos o material.

     

    GABARITO D

     

    Fonte: Apostila da Casa do Concurseiro - Prof Rafael Ravazolo

  • Dayane Costa não sei se vai lhe ajudar, mas veja.

    Mnemônico = C.      S.E.N.    P.C.

    Catalogação  é a relação de todos os itens de um estoque

    Simplificação  é a redução da grande diversidade de itens empregados para as mesmas finalidades.

    Especificação é o detalhamento de certo item especificando-o.

    Normalização são as devidas normas imposta em um produto. Ex. normas da ABNT.

    Padronização são produto padronizados com características idênticas.

    Codificação é representar cada item por um código que possua as informações necessárias e suficientes por meio de número ou letras. Assim o sistema de codificação pode ser Código alfabético, Alfanumérico, Numeral ou Decimal.

  • letra D

     

    Classificação abrange todas: catalogar, simplificar, especificar, normalizar, padronizar e codificar.

    Se abordar na questão algumas funções sem ser específica logo é classificação. 

  • Na classificação dos materiais de um estoque, primeiro é preciso fazer um levantamento geral de tudo o que tem lá dentro. Essa é a fase de catalogação. Depois que viu tudo o que tem de material no estoque, coloca-se os materiais em grupos menores. Agora trabalhar com eles ficou mais fácil, mais simples, simplificado. Essa é a fase de simplificação

     

    Depois de simplificada a bagunça do estoque, hora de trabalhar. Agora os materiais serão descritos quanto às suas características. Essa é a fase de especificação (ou identificação) dos materiais.

     

    Descreveu todos os tipos de material? Ótimo trabalho! Agora é hora de instituir normas para lidar com eles, por exemplo estabelecendo como eles devem ser manuseados e estocados. Essa é a fase de normatização. Normatizado os materiais, é hora de padronizá-los: colocar os semelhantes - de mesma características - num mesmo padrão. Será mais fácil se comunicar com o mercado assim (ex: padroniza os diferentes tipos de calçados, separando se é salto, se é rasteiro, se é sandalha, se é chinelo. Colocar os materiais em padrões). Essa é a fase de padronização.

     

    Por fim, tudo pronto. Agora resta apenas imprimir um código para cada material e colocar em todos eles, como os materiais de um mercado ficam, cada um com seu código. Essa é a fase de codificação.

     

    Trabalheira danada, hein? Mas a classificação está pronta! Atravessou as seis fases! Muito bem!

     

    -----
    Thiago