SóProvas


ID
1349299
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRE-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Controle Externo

Desde meados do século XX, a complexidade crescente das organizações e os decorrentes riscos crescentes para a emissão de parecer de auditoria independente provocou, na maioria dos países, a valorização dos chamados sistemas de controle interno, que são processos que, em geral, apresentam em sua estrutura áreas de auditoria interna, com a função de avaliar a adequação do sistema. Em relação à função de auditoria interna e considerando a sua aplicação ao setor público, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Justificativa da Banca:

    As reuniões entre auditores internos e auditados buscam o consenso final sobre a natureza dos apontamentos e sobre a busca de solução conjunta para aqueles problemas que forem ainda considerados pendentes de solução pelos auditores. Isso evita a recomendação inviáveis e não efetivas por parte dos auditores. Inclusive nos normativos do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo (SCI) essas reuniões estão previstas em normas próprias.
    Hoje a atividade de auditoria interna não necessariamente é realizada por empregados da própria organização. Por exemplo, no Poder Executivo Federal a atividade de auditoria dos órgãos da administração direta é realizada pela Secretaria Federal de Controle Interno da Controladoria-Geral da União e não por servidores dos órgãos.
    Quanto à opção certa, a frase diz que “pode ser considerado procedimento de rotina” e não que precisa.

    Fonte:
    • Portaria:CGU n. 2546/2010;
    Domingos Poubel de Castro. Auditoria e Controle Interno na Administração Pública. São Paulo: Ed Atlas, 2008, pg. 209.