SóProvas


ID
1350139
Banca
Quadrix
Órgão
SERPRO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A análise de requisitos orientada a pontos de vista e à elicitação de requisitos utilizando workshops utilizam reuniões em grupo entre analistas e stakeholders para identificar, entre outras coisas, os serviços em potencial e as entidades que interagem com o sistema. Nessas reuniões, a principal técnica recomendada é conhecida por:

Alternativas
Comentários
  • Brainstorming (tempestade de ideias) é uma técnica de ideias em grupo que envolve a contribuição espontânea de todos os participantes. É usado para gerar um grande número de ideias em um curto período de tempo. O clima de envolvimento e motivação gerado pelo brainstorming assegura melhor qualidade nas decisões tomadas pelo grupo, maior comprometimento com a ação e um sentimento de responsabilidade compartilhado por todos.

  • ERREI, marquei a Letra D. Depois li com atenção e percebi o detallhe está na palavra "Técnica". Se extrapolei o raciocínio me avisem!

     

    GABARITO C

     

    JAD ---> metodologia

    Brainstorming ---> técnica

     

    *** Complementando sobre JAD ***

     

    Baseada em reuniões, a técnica JAD permite que todos compartilhem a mesma visão do produto e tenham o mesmo sentimento de responsabilidade sobre o seu desenvolvimento e sucesso. É uma metodologia de definição de requisitos desenvolvida pela IBM em 1977 e implantada no Brasil em 1982.

     

    Princípios

     

    Realizar dinâmicas de grupo – Facilitam o entendimento do problema e das necessidades das áreas envolvidas no projeto, bem como ajudam a explorar a criatividade de cada uma delas na criação da nova solução. Essas reuniões devem ser conduzidas por um facilitador (líder de sessão) e contar com os recursos responsáveis por prover informações pertinentes ao desenvolvimento do produto: Usuários chaves (área de negócios) equipe de sistemas (Analista de Sistemas/Requisitos) e o patrocinador.

    Usar recursos audiovisuais – Usar técnicas visuais facilitam a comunicação e o entendimento.

    Manter um processo organizado e racional – Analisar o projeto de forma completa (top-down), garantindo que todos os lados estão cobertos e os detalhes esmiuçados com a devida atenção.

    Utilizar uma documentação padrão – Documentar as os assuntos abordados a cada reunião. É importante que o documento gerado seja compreendido por todos e recomendado que todos os participantes da reunião assinem esse documento, como prova de que todos estão cientes e de acordo com as decisões tomadas.

     

     A técnica JAD se divide em duas etapas:

     

    Planejamento - Elicitação e especificação dos requisitos.

    Projeto – Fase de gerenciamento e desenvolvimento do sistema.

     

     Cada etapa possui três fases:

     

    Adaptação - Preparar o material que será utilizado durante as reuniões, alocar e convidar os recursos necessários para as reuniões, adaptar o processo JAD ao produto que será desenvolvido.

    Sessão - São as reuniões propriamente ditas. Nessa fase os requisitos são desenvolvidos e documentados.

    Finalização - Converter os requisitos extraídos em um documento de especificação de requisitos.

     

    Fonte: http://www.matera.com/br/2014/02/11/joint-application-design-jad/

  • Site do DevMedia em um artigo que fala sobre o assunto, diz que :

    Sobre workshops:

    "Trata-se de uma técnica de elicitação em grupo usada em uma reunião estruturada. Devem fazer parte do grupo uma equipe de analistas e uma seleção dos stakeholders que melhor representam a organização e o contexto em que o sistema será usado, obtendo assim um conjunto de requisitos bem definidos. "

    " Uma técnica utilizada em workshops é o brainstorming. "

    http://www.devmedia.com.br/engenharia-de-software-2-tecnicas-para-levantamento-de-requisitos/9151

  • "A primeira etapa da análise de ponto de vista é identificar os possíveis pontos de vista. Como em todos os métodos, essa identificação inicial é provavelmente o estágio mais difícil. Uma das abordagens é o brainstorming, no qual são identificados os serviços em potencial e as entidades que interagem com o sistema. Os stakeholders se reúnem e sugerem possíveis pontos de vista que serão anotados em uma diagrama de bolhas" (...).

     

    "Em uma reunião de brainstorming, deve-se tentar identificar os pontos de vista em potencial, os serviços do sistema, as entradas de dados, os requisitos não funcionais, os eventos de controle e as exceções. Nesse estágio da análise, não se deve tentar impor uma estrutura ao diagrama. As fontes de informações que podem ser utilizadas para criar essa visão inicial do sistema podem ser os documentos que estabelecem os objetivos de alto nível do sistema, o conhecimento dos engenheiros de software sobre projetos precedentes ou a experiência" dos clientes.

     

    Ian Sommerville

  • c-

    Servicos potenciais. Significa que o objetivo é levantar ideias, o que exige um ambiente de encorajação e livre de julgamentos. Brainstorming é a técnica mais indicada para ideias novas, porque elas nascem frágeis e passiveis de recusa em busca da ideia perfeita.