Alternativas
A descrição sintomática acima atende aos critérios diagnósticos de um quadro de personalidade esquizoide, principalmente, no que se refere à falta de interesse em outras pessoas ou, em especial, relacionamentos sociais. Devido à intolerância com o outro, os indivíduos que sofrem deste transtorno comumente apresentam isolamento social e afeto modulado.
O relato acima revela características de um transtorno de personalidade paranoide. Dificuldade no relacionamento com o outro; ausência de sentimentos de compaixão e, principalmente, falta de generosidade são critérios diagnósticos que atendem ao transtorno referido. É possível que, nesses casos, haja algum transtorno de humor associado.
O relato aponta para uma falha em adaptar-se às normas sociais, o que pode indicar uma personalidade perversa. Contudo, sintomas como dúvida e cautela excessiva apontam para um quadro neurótico em que a ansiedade comparece como aspecto central. Nesse sentido, é possível afirmar que a descrição acima refere-se ao transtorno de personalidade borderline.
A descrição acima aponta para um transtorno de personalidade antissocial, haja vista os sintomas de falta de generosidade e intolerância com o semelhante.
A descrição lista um conjunto de sintomas característicos do transtorno da personalidade anancástica. Nestes casos, a intolerância com o outro e a necessidade de controle podem ocasionar significativas dificuldades nos relacionamentos interpessoais. É frequente a insistência para que o semelhante faça as coisas ao seu modo, assim como se submeta aos seus conceitos de valor.