SóProvas


ID
1350355
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SESA-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação ao tratamento do alcoolismo, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab: E

    Entre as vantagens obtidas no tratamento grupal de pacientes alcoolistas, está o fato de que o paciente bem sucedido em se manter sóbrio por determinado tempo estimula os demais e é por eles reconhecido, o que aumenta sua autoestima e confiança no sucesso.

  • Vamos analisar alternativa por alternativa.

    A: O tratamento medicamentoso, entendido como terapia aversiva, provoca respostas orgânicas negativas quando o medicamento é usado junto com a bebida. Assim, fica assegurado que o paciente não ingere a bebida para evitar o efeito aversivo.

    Comentário: A medicação não é uma terapia aversiva. Ela, inclusive, é usada para o alívio de sintomas de abstinência e de fissura.

    B: O tratamento de redução de danos não busca abstinência total, mas é eficiente para todos os indivíduos que se propõem ao tratamento.

    Comentário: Não se pode afirmar que a redução de danos será eficaz para todos. O uso de expressões generalistas é algo perigoso em questões, então precisamos ficar alertas quando nos depararmos com uma delas.

    C: O programa de autoajuda denominado alcoólicos anônimos – AA – tem obtido respostas positivas no tratamento do alcoolismo e trabalha com principal foco na redução de danos.

    Comentário: Ao meu ver, o foco principal dos AA's não é reduzir danos, mas manter a abstinência. Corrijam-me se eu estiver errada, por favor.

    D: O programa alcoólicos anônimos alcança melhores resultados e taxas menores de desistência entre seus participantes do que os demais programas, como o de terapia cognitivo- comportamental

    Comentário: Não acredito que existam evidências que confirmem essa assertiva, tendo em vista o viés científico da TCC.

    E: Entre as vantagens obtidas no tratamento grupal de pacientes alcoolistas, está o fato de que o paciente bem sucedido em se manter sóbrio por determinado tempo estimula os demais e é por eles reconhecido, o que aumenta sua autoestima e confiança no sucesso.

    Comentário: A partir da sua experiência pessoal, a participação de um paciente bem sucedido é eficaz para a recuperação dos pacientes novos. Ele funciona como um exemplo para o grupo.