SóProvas


ID
1351654
Banca
FGV
Órgão
SUSAM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A avaliação quanto à agnosia visual e tátil proporciona insight a respeito da capacidade de interpretação cortical do paciente.

Considerando o tipo de agnosia e a área cerebral afetada, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A perda de capacidade de reconhecer objetos, pessoas, sons e formas é denominada agnosia.
    - A agnosia tátil ou astereognose é quando a pessoa é incapaz de reconhecer com o toque. Nesse caso a pessoa apresenta uma lesão do córtex parietal contralateral. 
    -  Agnosia auditiva é a incapacidade de reconhecer sons. A lesão ocorre na região temporal.
    -  Agnosia visual é a incapacidade de reconhecer objetos com a visão. A lesão ocorre no lobo occiptal.
    -  Agnosia de partes do corpo e suas relações é ocasionada por lesões nos lobos occipital, parietal e frontal.  


    Resposta: C



  • Lobo Occipital (zona posterior) – Esta área é também designada por córtex visual, porque processa os estímulos visuais.

    Resposta; C
  • Gabarito C

    Lobo occipital - Localizados na parte inferior do cérebro e cobertos pelo córtex cerebral, os lobos occipitais processam os ESTÍMULOS VISUAIS, daí também serem conhecidos por córtex visual.
    Lobo temporal - Na zona localizada acima das orelhas e com a função principal de processar os ESTÍMULOS AUDITIVOS, encontram-se os lobos temporais.
    Lobo parietal -Na região superior do cérebro, temos os lobos parietais, constituídos por duas subdivisões, a anterior e a posterior. A primeira, também chamada de córtex somatossensorial, tem a função de possibilitar a PERCEPÇÃO DE SENSAÇÕES COMO TATO, DOR E CALOR. Por ser a área responsável em receber os estímulos obtidos do ambiente exterior, representa todas as áreas do corpo humano. É a zona mais sensível, logo, ocupa mais espaço do que a zona posterior, uma vez que tem mais dados a serem interpretados, captados pelos lábios, língua e garganta. A zona posterior é uma área secundária e analisa, interpreta e integra as informações recebidas pela anterior, que é a zona primária, permitindo ao indivíduo localizar-se no espaço, reconhecer objetos através do tato etc.

  • Contribuindo com o comentário da colega

    O lobo frontal está relacionado a atividade psiquica