SóProvas


ID
1352020
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTAQ
Ano
2005
Provas
Disciplina
Operações Portuárias

Ao chegar ao porto, o navio usualmente trafega pelo canal de acesso e pela bacia de evolução e, posteriormente, atraca no berço designado para a sua operação. Considerando essas informações, julgue o seguinte item

Os navios de carga geral normalmente utilizam dolfins para sua atracação e amarração.

Alternativas
Comentários
  • Não compreendi por que está errada

    Dolfim: é uma coluna de concreto fincada no fundo do mar que aflora à sua superfície e serve para atracar (dolfim de atracação) e para amarrar (dolfim de amarração) navios. Em alguns casos dispensam os cais corridos.

     

    FONTE: ANTAQ

  • O Dolfim é recomendado para atracação de navios graneleiros, que são geralmente carregados por pieres, ou seja, não precisar estar atracados ao cais. Já os navios de carga geral ( unitizadas), precisam das instalações disponiveis no cais para carregamento/ descarregamento.

  • Correto. Essa questão está totalmente correta, no entanto, foi avaliada como errada pela banca examinadora, o que caberia recurso de anulação do respectivo item. De acordo com a literatura sobre engenharia portuária, são denominados de dolfins ou duques de Alba as plataformas de amarração e atracação das embarcações. Durante o processo de acostagem, são utilizados dolfins de atracação e amarração para manter a embarcação atracada com segurança na estrutura acostável.

    Fernando Ramos

    Engenheiro mecânico