SóProvas


ID
1352569
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Um administrador de rede configurou um roteador com um protocolo interno de rotas para descobrir o caminho mais curto de uma mensagem chegar ao seu destino. Isso se dá através da análise da quantidade de roteadores que a mensagem enviada pelo emissor precisa saltar para chegar ao receptor. Esse protocolo é o:

Alternativas
Comentários
  • Como a métrica é o número de saltos, o protocolo é o RIP.

  • Gabarito B

    RIP (Routing Information Protocol) é um padrão para troca de informações entre os gateways e hosts de roteamento. Atualmente existem muitos protocolos de roteamento utilizados para toda a rede. A rede mundial de computadores é organizada como um conjunto de "sistemas autônomos". Cada sistema autônomo tem a sua própria tecnologia de roteamento, o que pode bem ser diferente para diferentes sistemas autônomos. O protocolo de roteamento usado entre roteadores de um mesmo sistema autônomo é referido como um IGP (Interior Gateway Protocol). Um protocolo separado é usado para fazer a interface entre os sistemas autônomos. O mais antigo, e ainda usado na internet é o EGP (Exterior Gateway Protocol). Esses protocolos são agora geralmente referidos como protocolos inter-AS de roteamento. O RIP é projetado para redes com tamanho moderado, que utilizam uma tecnologia razoavelmente homogênea. Não é destinado a uso em ambientes mais complexos, devido à suscetibilidade a falhas. O RIP2, é uma evolução do RIP, e destina-se a expandir a quantidade de informação útil carregada nos pacotes e também adicionar uma medida de segurança. RIP2 é um protocolo que utiliza UDP para transporte. Cada host que usa RIP2 tem um processo de roteamento que envia e recebe datagramas em UDP, na porta 520. RIP e RIP2 são para redes IPv4, enquanto o RIPng é projetado para a rede IPv6.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Protocolos de rotas internas (Intra-AS):
    Falou em saltos (hops), falou em RIP.

    Falou em estado de enlace, falou em OSPF.

    Protocolo de rotas externo, entre sistemas autônomos (inter-AS): BGP

     

  • b-

    Routing information protocol (RIP) é um protocolo de roteamento baseado no algorritmo de vetor de distancia estabelecido em LAN para criar a tabela de roteamento para automatizar rotas.