SóProvas


ID
1352749
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Acerca de crédito rural, comercialização, contabilidade e seguro agrícola, julgue o item seguinte.

O crédito de comercialização, criado para viabilizar a comercialização dos produtos agropecuários no mercado, contempla o financiamento de despesas inerentes à fase de estocagem e pré-comercialização.

Alternativas
Comentários
  •  

    Produtos e Serviços - Programas do FNE

    Créditos para Comercialização

    Objetivo

    Suprir de recursos o produtor rural ou suas cooperativas e associações, assegurando a colocação dos seus produtos no mercado, observado que os créditos de comercialização compreendem as operações de pré-comercialização, empréstimos a cooperativas para adiantamento a cooperados e Empréstimos do Governo Federal - EGF's.

    O que o Programa financia

    Observadas as exceções normativas internas previstas para créditos da espécie, o programa financia as despesas necessárias à fase seguinte à colheita da produção própria, a exemplo da armazenagem da produção agrícola para venda futura em melhores condições de mercado.

    Público-alvo

    Produtores rurais pessoas físicas e jurídicas, inclusive empresários registrados na junta comercial e cooperativas de produtores rurais.

    Fontes dos recursos

    Poupança rural, recursos controlados do crédito rural e Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste - FNE.

    Prazos

    Determinado em função da modalidade de empréstimo. Na pré-comercialização o prazo máximo é de até 240 dias.

    O Crédito Rural abrange recursos destinados a custeio, investimento ou comercialização. As suas regras, finalidades e condições estão estabelecidas no Manual de Crédito Rural (MCR), elaborado pelo Banco Central do Brasil. Essas normas são seguidas por todos os agentes que compõem o Sistema Nacional de Crédito Rural (SNCR), como bancos e cooperativas de crédito.

    Os créditos de custeio ficam disponíveis quando os recursos se destinam a cobrir despesas habituais dos ciclos produtivos, da compra de insumos à fase de colheita. Já os créditos de investimento são aplicados em bens ou serviços duráveis, cujos benefícios repercutem durante muitos anos. Por fim, os créditos de comercialização asseguram ao produtor rural e a suas cooperativas os recursos necessários à adoção de mecanismos que garantam o abastecimento e levem o armazenamento da colheita nos períodos de queda de preços.

    Resposta: C

     

    Procurando Apostilas para Área Ambiental ( Engenharia Agronômica, Ambiental, Florestal, Geologia e/ou Geografia)?


    Dá uma olhada no material que preparei em: https://concurseiroperito.lojaintegrada.com.br/

    - São mais de 4.000 questões comentadas das áreas citadas acima;

    - Apostila de Geoprocessamento; Área Ambiental  (baseada no Edital de Perito Criminal da PCPE); E Resoulção de questões CESPE/CEBRASPE para Agrônomos;

    Qualquer dúvida, só mandar mensagem aqui (no privado) ou nas redes sociais indicadas no meu perfil.

    Força, Nação Concurseira!!