SóProvas


ID
1352761
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

No que se refere à anatomia e fisiologia vegetal, julgue o item que se segue.

Os estômatos encontram-se somente em um lado da folha, estando presentes, comumente, no lado superior.

Alternativas
Comentários
  •  

    Distribuição dos estômatos nos órgãos vegetais

    Os estômatos são frequentes nas partes aéreas fotossintetizantes, principalmente na lâmina foliar, e podem também ser encontrados, em menor número, nos pecíolos, caules jovens e partes florais, como pétalas, estames e gineceu, além de frutos e sementes. Raízes e partes aéreas de plantas aclorofiladas normalmente não os têm.

    Os estômatos das pétalas podem ser não-funcionais, assim como aqueles presentes em algumas plantas aquáticas submersas e em áreas despigmentadas de folhas de plantas variegadas.

    Na lâmina foliar, os estômatos encontram-se apenas na face superior, ou adaxial (folha epiestomática), na face inferior, ou abaxial (folha hipoestomática), ou em ambas as faces (folha anfiestomática). As folhas anfiestomáticas podem ser classificadas quanto ao número de estômatos. Quando há maior número de estômatos na face adaxial, as folhas são denominadas anfiepiestomáticas; quando o número é maior na face abaxial, são anfi-hipoestomáticas. O número de estômatos por milímetro quadrado pode ser muito variável; de apenas um, como em Bacopa salzmanni(Bona, 1999), até algumas centenas, como em Plinia martinellü (Barros et al., 1996).

    Os estômatos distribuem-se de forma aleatória na maioria das folhas. Nas folhas paralelinérveas das Liliopsida (Monocotyledoneae), em algumas Magnoliopsida (Dicotyledoneae) e nas folhas aciculares das coníferas, os estômatos distribuem-se em faixas paralelas. A distribuição em faixas também ocorre em caules e pecíolos, onde o parênquima clorofiliano é alternado com faixas de colênquima. Nesse caso, os estômatos estão presentes somente na epiderme que recobre o parênquima clorofiliano, como em Alternanthera philoxeroides (Bona, 1993) e Ricinus communis. Os estômatos ainda agrupam-se em determinadas áreas da epiderme, como em Begonia setosa (Bona e Alquini, 1995).

    As células estomáticas podem encontrar-se no mesmo nível das demais células epidérmicas, estar elevadas em relação a estas, ou em depressões. Em algumas folhas, essas depressões são amplas e contêm muitos tricomas e estômatos, sendo denominadas criptas estomáticas. A posição das células estomáticas normalmente está relacionada ao ambiente.

    Resposta: E

     

    Procurando Apostilas para Área Ambiental ( Engenharia Agronômica, Ambiental, Florestal, Geologia e/ou Geografia)?


    Dá uma olhada no material que preparei em: https://concurseiroperito.lojaintegrada.com.br/

    - São mais de 4.000 questões comentadas das áreas citadas acima;

    - Apostila de Geoprocessamento; Área Ambiental  (baseada no Edital de Perito Criminal da PCPE); E Resoulção de questões CESPE/CEBRASPE para Agrônomos;

    Qualquer dúvida, só mandar mensagem aqui (no privado) ou nas redes sociais indicadas no meu perfil.

    Força, Nação Concurseira!!

  • Errado.

    Os estômatos podem ser encontrados na epiderme superior (epiestomática), na epiderme inferior (Hipoestomática) ou em ambas (anfiestomática).