SóProvas


ID
1352770
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

No que se refere à anatomia e fisiologia vegetal, julgue o item que se segue.

As células-guarda exercem importante papel na regulação da transpiração, pois, além de minimizarem a perda de água para a atmosfera, regulam o tamanho do poro estomático em função da demanda fotossintética de aquisição de CO2 pela célula vegetal.

Alternativas
Comentários
  •  Controle Estomático

    Os poros estomáticos microscópicos proporcionam uma rota de baixa resistência para o movimento de difusão de gases por meio da epiderme e da cutícula. Ou seja, os poros estomáticos reduzem a resistência à difusão para a perda de água pelas folhas.

    Todas as plantas terrestres enfrentam demandas competitivas de absorverem CO2 da atmosfera enquanto limitam a perda de água. A cutícula que recobre as superfícies expostas das plantas serve de barreira efetiva à perda de água, protegendo, assim, a planta contra a dessecação. No entanto, as plantas não podem impedir a difusão de água para fora sem, ao mesmo tempo, excluir o CO2 da folha. O problema é acentuado pelo fato de o gradiente de concentração para absorção de CO2 ser muito menor que o gradiente de concentração que governa a perda de água.

    Quando a água é abundante, a solução funcional para o problema é a regulação temporal das aberturas estomáticas – abertas durante o dia, fechadas à noite. À noite, quando não há fotossíntese e, assim, nenhuma demanda por CO2 dentro da folha, as aberturas estomáticas mantêm-se pequenas, impedindo perda desnecessária de água. em uma manhã ensolarada, quando há água abundante e a radiação solar incidente nas folhas favorece alta atividade fotossintética, a demanda por CO2 dentro da folha é grande e os poros estomáticos estão amplamente abertos, diminuindo a resistência estomática à difusão do CO2. A perda de água por transpiração é também substancial em tais condições, mas, uma vez que o suprimento hídrico é abundante, é vantajoso para a planta intercambiar a água por produtos da fotossíntese, essenciais para o crescimento e reprodução.

      Por outro lado, quando a água do solo é menos abundante, os estômatos abrirão menos ou mesmo permanecerão fechados em uma manhã ensolarada. Mantendo seus estômatos fechados sob condições de seca, a planta evita a desidratação. O controle da abertura estomática é exercida por um par de células epidérmicas especializadas, as células-guarda, que circundam o poro estomático.

    R: Certa

     

    Procurando Apostilas para Área Ambiental ( Engenharia Agronômica, Ambiental, Florestal, Geologia e/ou Geografia)?


    Dá uma olhada no material que preparei em: https://concurseiroperito.lojaintegrada.com.br/

    - São mais de 4.000 questões comentadas das áreas citadas acima;

    - Apostila de Geoprocessamento; Área Ambiental  (baseada no Edital de Perito Criminal da PCPE); E Resoulção de questões CESPE/CEBRASPE para Agrônomos;

    Qualquer dúvida, só mandar mensagem aqui (no privado) ou nas redes sociais indicadas no meu perfil.

    Força, Nação Concurseira!!!!