SóProvas


ID
1352788
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Com relação à alimentação e reprodução animal, julgue o item a seguir.

A parte aérea da mandioca é alimento para bovinos, caprinos e ovinos, entretanto, deve ser fornecida com cautela, dado se constituir de ácido cianídrico, agente de alta toxicidade para animais ruminantes.

Alternativas
Comentários
  • 7.2 – Potencial tóxico

      A mandioca, assim como o sorgo e as gramíneas do gênero Cynodon, é reconhecida pelo seu potencial cianogênico, isto é, são plantas que acumulam em seus tecidos quantidades variáveis de glicosídeos cianogênicos, os quais podem resultar na formação de ácido cianídrico (HCN) quando as plantas são trituradas ou mastigadas pelos animais. O HCN é uma substância extremamente tóxica, embora existam diferenças de sensibilidade entre as espécies animais.

      Algumas medidas são recomendas para reduzir o risco de intoxicação em animais alimentados com mandioca. Uma delas é triturar a mandioca e submetê-la à desidratação natural, de modo que o ácido cianídrico se volatilize pela ação dos raios solares e vento. Uma outra é mediante o processo de ensilagem da mandioca. O processo fermentativo da ensilagem ajuda a reduzir a concentração de ácido cianídrico presente na planta de mandioca.

    7.4.1. Formas de utilização da parte aérea

    7.4.1.1. Parte aérea fresca

      O fornecimento direto da parte aérea fresca aos animais após ela ser picada em picadeiras de forragem é a forma mais elementar e econômica. No caso da parte aérea, tanto de variedades de mandioca mansa (mandioca de mesa, macaxeira ou aipim) quanto de indústria (brava), normalmente apresenta elevados teores de cianetos. Dessa forma, recomenda-se que seja feita uma murcha prévia por um período de 12 a 24 horas depois de colhida, para reduzir o princípio tóxico (HCN) a níveis que não ofereça perigo de toxidez.

      Entretanto, existem casos em que o produtor já conhece as variedades de mandioca que não apresentam alta toxicidade nas folhas. Assim, a parte aérea pode ser cortada e fornecida diretamente aos animais.

    Resposta: C

     

    Procurando Apostilas para Área Ambiental ( Engenharia Agronômica, Ambiental, Florestal, Geologia e/ou Geografia)?


    Dá uma olhada no material que preparei em: https://concurseiroperito.lojaintegrada.com.br/

    - São mais de 4.000 questões comentadas das áreas citadas acima;

    - Apostila de Geoprocessamento; Área Ambiental  (baseada no Edital de Perito Criminal da PCPE); E Resoulção de questões CESPE/CEBRASPE para Agrônomos;

    Qualquer dúvida, só mandar mensagem aqui (no privado) ou nas redes sociais indicadas no meu perfil.

    Força, Nação Concurseira!!!!

     

  • Mandioca mansa vc pode dar pro gado sem problemas, mandioca brava vc deve esperar 24 horas para oferecer pro gado, o problema e você saber distinguir as duas, logo é recomendado esperar a para fornecer para o gado