SóProvas


ID
1352809
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Em plantas de milho, a doença foliar mancha de fosféria teve, inicialmente, o fungo Phaeosphaeria maydis identificado como causador da lesão; entretanto, recentemente, após passar por novo estudo epidemiológico, foi designada como complexo mancha branca ou apenas mancha branca, devido à interação de uma bactéria com o fungo mencionado. Com relação a essa doença de plantas de milho, julgue o item seguinte.

A Puccinia sorghi é a bactéria que está envolvida com a doença mancha branca do milho.

Alternativas
Comentários
  • Ferrugem

    (Puccinia sorghi)

      No Brasil a doença tem ampla distribuição com severidade moderada, tendo maior severidade nos estados da região Sul. Das três ferrugens que ocorrem no milho, a ferrugem comum é a menos severa, provavelmente por ser uma doença antiga e bastante disseminada no país, fato que possibilitou, nos programas de melhoramento genético, seleção adequada para resistência.

    Danos: A doença caracteriza-se pela presença de pústulas elípticas e alongadas, em ambas faces da folha, com produção de uredósporos de coloração marrom-canela. Com o passar do tempo, as pústulas tornam-se mais escuras, em consequência do desenvolvimento de teliósporos. Com o acúmulo de lesões, é comum observar, nas folhas, faixas transversais, que correspondem à posição do cartucho no momento da infecção. Clorose e morte das folhas podem ocorrer em condições de severidade elevada.

    Temperaturas baixas (16 a 18ºC) e alta umidade relativa (100%) favorecem o desenvolvimento da doença. O patógeno possui como hospedeiros intermediários, espécies de trevo, do gênero Oxalis, nas quais desenvolve esporos, que servem de inóculo para a cultura do milho.

    Controle: As medidas de controle recomendadas são o uso de cultivares resistentes e o plantio em épocas desfavoráveis ao desenvolvimento da doença. Dado o grande número de raças fisiológicas, o uso de cultivares com resistência poligênica é mais seguro. O plantio de cultivares suscetíveis em ambientes com temperatura amena, como nos meses de agosto e setembro, na Região Sul, não é recomendado. A aplicação de fungicidas para tratamento da cultura deve ser realizada conforme orientação técnica.

    Resposta: E

     

    Procurando Apostilas para Área Ambiental ( Engenharia Agronômica, Ambiental, Florestal, Geologia e/ou Geografia)?


    Dá uma olhada no material que preparei em: https://concurseiroperito.lojaintegrada.com.br/

    - São mais de 4.000 questões comentadas das áreas citadas acima;

    - Apostila de Geoprocessamento; Área Ambiental  (baseada no Edital de Perito Criminal da PCPE); E Resoulção de questões CESPE/CEBRASPE para Agrônomos;

    Qualquer dúvida, só mandar mensagem aqui (no privado) ou nas redes sociais indicadas no meu perfil.

    Força, Nação Concurseira!!!!

  • GABARITO ERRADO.

    Ferrugem Comum (Puccinia sorghi

    Mancha branca (etiologia indefinida)

    Fonte: https://www.spo.cnptia.embrapa.br/conteudo?p_p_id=conteudoportlet_WAR_sistemasdeproducaolf6_1ga1ceportlet&p_p_lifecycle=0&p_p_state=normal&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-1&p_p_col_count=1&p_r_p_-76293187_sistemaProducaoId=7905&p_r_p_-996514994_topicoId=8666

  • Paccola-Meirelles et al. (2001) identificaram a bactéria Pantoea ananatis (syn. Erwinia ananas) como sendo o agente causal da doença e sugeriram a denominação de mancha-branca-do-milho (MBM) em substituição a manchafoliar-de-phaeosphaeria. Os autores demonstraram a reprodução dos sintomas em plantas de milho inoculadas com P. ananatis sob condições controladas, concluindo os postulados de Koch.

     

     

    fonte:

    Nova evidência comprovando ser a bactéria Pantoea ananatis o agente etiológico da mancha-branca-do-milho (mancha-de- phaeosphaeria) / Eliseu dos Santos Pedro ... [et al.]. – Sete Lagoas : Embrapa Milho e Sorgo, 2013. 20 p. : il. -- (Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento / Embrapa Milho e Sorgo, ISSN 1679-0154; 80)

  • Gabarito: Errado

    Puccinia sorghi é um fungo.

     

     

  • Relembrando:

    Basidiomycota:

    Ferrugens: Hemileia, puccnia, phakopsora, uromyces,

    Carvões: Ustilago

    Podridões e mofos: Slecotium, Rhizoctonia, Armilaria.

    Vassoura de Bruxa: Crinipellis

    Ascomycota:

    Oídio: Blumeria, Erysiphe, Oidium

    Murchas: Fusarium, Verticillium, Ceratocystis

    Antracnose: Colletotrichum

    Manchas foliares: Alternaria, Cercospora, Bipolaris, Cladosporium, Mycosphaerella.

    Podridões e mofos: Botrtis, Sclerotinia.

    Oomycota:

    Podridões e requeima: Phytophthora, Pythium.

    Ferugem branca: Albugo.

    Miíldio: Bremia, Plasmopora, Perenospora.