A evapotranspiração de referência (ETo) é utilizada em diversos estudos agrometeorológicos, tais como em modelos de produção, balanços hídricos e zoneamentos agroclimáticos, bem como no manejo e no dimensionamento de sistemas de irrigação. Atualmente o método considerado padrão para se estimar a ETo é o de Penman-Monteith parametrizado pela FAO (ALLEN et al., 1998). Para a sua utilização são necessários dados de temperatura do ar (T), velocidade do vento a 2 m de altura (U2), umidade relativa do ar (UR) e do saldo de radiação (Rn). Entretanto, nem sempre essas informações estão disponíveis, havendo a necessidade, muitas vezes, da estimativa de uma ou mais variáveis, conforme metodologias sugeridas por Allen et al. (1998).
Resposta: E
Procurando Apostilas para Área Ambiental ( Engenharia Agronômica, Ambiental, Florestal, Geologia e/ou Geografia)?
Dá uma olhada no material que preparei em: https://concurseiroperito.lojaintegrada.com.br/
- São mais de 4.000 questões comentadas das áreas citadas acima;
- Apostila de Geoprocessamento; Área Ambiental (baseada no Edital de Perito Criminal da PCPE); E Resoulção de questões CESPE/CEBRASPE para Agrônomos;
Qualquer dúvida, só mandar mensagem aqui (no privado) ou nas redes sociais indicadas no meu perfil.
Força, Nação Concurseira!!!!
Existem diversos métodos para determinação da evapotranspiração, sejam eles diretos ou indiretos. Dentre os métodos diretos destaca-se a utilização dos lisímetros e do balanço hídrico no solo. No caso dos métodos indiretos, destaca-se o modelo de Penman-Monteith, recomendado pela FAO (Food and Agriculture Organization) no boletim de Irrigação e Drenagem nº 56 (FAO-56), como padrão para determinação da evapotranspiração de referência (Allen et al., 1998).
Utiliza- se uma formula para calcular a ET POTENCIAL COM OS DADOS ABAIXO:
“∆” é a declividade da curva de pressão de vapor em relação à temperatura (kPaºC -1 );
♣ “Rn” é o saldo de radiação diário (MJm -2 dia -1 );
♣ “G” é o fluxo total diário de calor no solo (MJm -2 dia -1 );
♣ "γ"•é o coeficiente psicrométrico (kPaºC -1 );
♣ “U2” é a velocidade do vento a 2 m de altura (m s -1 );
♣ “es” é a pressão de saturação de vapor (kPa);
♣ “ea” é a pressão atual de vapor (kPa);
♣ “T” é a temperatura média do ar (ºC).
Nem sempre essas informações estão disponíveis, havendo a
necessidade, muitas vezes, da estimativa de uma ou mais variáveis, conforme
metodologias sugeridas por Allen et al. (1998).
MAS O QUE a questão está pedindo não é nada do que eu citei acima e nem aquilo que os colegas disseram. Ela está perguntando se representa sua evapotranspiração no momento da determinação. A sua quem ? da cultura que esta ali presente e não é isso que é evapotranspiração referencial ou potencial. Segundo a FAO, ET potencial representa a evapotranspiração de uma CULTURA HIPOTÉTICA, de porte baixo (12 cm), com refletividade (albedo) de 0,23 e uma resistência de superfície de 70 s/m, e foi tomada comopadrão a equação de Penman-Monteith, que é a mais completa e precisa, porém necessita de muitos dados meteorológicos (temperatura, umidade relativa, velocidade do vento, radiação ou horas de sol), que geralmente não estão disponíveis em qualquer propriedade, OU SEJA NÃO IMPORTA QUAL CULTURA ESTÁ ALI POIS O QUE VAMOS USAR PARA RELACIONAR A CULTURA COM A ET POTENCIAL É APENAS O KC.
Fonte: Livro Irrigação, Prof.Mantovani- UFV.