SóProvas


ID
1352917
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEGESP-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

Julgue o item seguinte, a respeito de plantas daninhas e seu controle.

Como a eficiência de aplicação depende da quantidade de herbicida que atingir o alvo, quanto maior o volume de calda do herbicida, menor a chance de o princípio ativo atingir o seu alvo e maior o gasto com seu transporte.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o candidato pode se confundir ( eu me confundi =p) em quantificar o volume de calda. Mas o volume de calda é o princípio ativo + água e/ou aditivos, a depender do caso. Então quanto maior o volume de calda, menor do p.a poderá chegar à planta.

    R: Certa

     

    Procurando Apostilas para Área Ambiental ( Engenharia Agronômica, Ambiental, Florestal, Geologia e/ou Geografia)?


    Dá uma olhada no material que preparei em: https://concurseiroperito.lojaintegrada.com.br/

    - São mais de 4.000 questões comentadas das áreas citadas acima;

    - Apostila de Geoprocessamento; Área Ambiental  (baseada no Edital de Perito Criminal da PCPE); E Resoulção de questões CESPE/CEBRASPE para Agrônomos;

    Qualquer dúvida, só mandar mensagem aqui (no privado) ou nas redes sociais indicadas no meu perfil.

    Força, Nação Concurseira!!!!

  • Volumes de calda
    Para obter melhor cobertura da pulverização é muito mais importante e econômico, diminuir o tamanho da gota de pulverização do que aumentar o volume de calda pulverizada.
    Muitos técnicos e agricultores acreditam que volumes maiores significam melhor cobertura. Além de tecnicamente não ser correto, temos as seguintes implicações:
    • Cobertura insatisfatória da cultura, por conseguinte dos insetos ou doenças, porque as gotas grandes não penetram na folhagem densa;
    • Baixo rendimento da operação de pulverização resultando muitas vezes em trabalho sob condições adversas de clima para se conseguir tratar toda a área da lavoura;
    • Menor penetração da pulverização no interior das plantas devido à inadequada atomização de partículas em função do alto volume aplicado e muitas vezes devido à própria limitação da capacidade de atomização do equipamento utilizado;
    • Maior contaminação do solo, especialmente quando o agricultor aplica 1000 litros ou mais de calda por hectare como no caso de citros;
    • Aumento substancial dos custos de aplicação.
    Menores volumes
    Existem várias vantagens no uso de menores volumes de calda, como por exemplo:
    • Volumes mais baixos são mais eficientes por diversas razões; entretanto, o mais importante é o fato que o ingrediente ativo é mais concentrado, permitindo maior eficácia, aliado ao tamanho de gota ideal para matar um determinado inseto.
    • Por razões mecânicas, é mais fácil atomizar um volume menor de um líquido utilizando bicos de pulverização menores. Para melhorar a cobertura e a penetração da pulverização, reduz-se o tamanho do bico e aumenta-se a pressão até conseguir-se produzir gotas menores.
    • Maior produtividade dos pulverizadores com menor tempo gasto para seu reabastecimento.
    • Volumes menores significam maior produtividade em termos de hectares / hora, ou seja, a operação de pulverização geralmente é concluída antes do meio-dia, quando as condições ambientais são menos favoráveis.

     

     

     

    fonte:https://www.grupocultivar.com.br/artigos/mais-eficiencia-menor-volume

  • Em se tratando de eficiência de aplicação um menor volume de calda é mais adequado, em se tratando de acertar o alvo um maior volume de calda é mais favoravel. Mas a banca se refere em uma aplicação com eficiência.