Alternativas
O herbicida 2,4-D foi, por muito tempo, comercializado nas formulações salinas de éster e de amina. Atualmente as formulações éster estão sendo avaliadas, para justificar o uso do herbicida no ambiente, minimizando impactos ambientais.
A competição cultural consiste em dar condições para que a cultura se estabeleça, com desenvolvimento rápido e vigoroso, assim competindo eficientemente por água, luz e nutrientes.
Os métodos culturais de manejo de plantas daninhas se baseiam em técnicas que visam aproveitar as interações entre as invasoras e a cultura, de maneira que as condições sejam favoráveis à cultura e desfavoráveis às plantas daninhas
O herbicida deve ser aplicado quando as plantas daninhas estiverem em estádio inicial, em crescimento ativo e quando a cultura estiver no estádio adequado de desenvolvimento.
A evaporação do herbicida durante ou após a aplicação pode ser também denominada “deriva de vapor”. Esse fenômeno é comum quando se utilizam produtos com elevada volatilidade, como o 2,4-D éster, quando a temperatura for alta e a umidade relativa do ar for baixa.