Alternativas
O LANDSAT 5 em sua banda 4 (0,76 a 0,90 µm - infravermelho próximo apresenta sensibilidade à morfologia do terreno, permitindo a obtenção de informações sobre geomorfologia, solos e mapeamento de feições geológicas e estruturais e permite a identificação de áreas agrícolas.
No sensoriamento remoto, a obtenção simultânea de imagens em múltiplas bandas espectrais é a propriedade mais importante dos sensores imageadores. A resolução espectral envolve pelo menos três parâmetros de medida: o número de bandas que o sensor possui; a largura em comprimento de onda das bandas; e as condições atmosféricas.
A forma, intensidade e bandas de absorção das curvas espectrais possibilitam constatar a presença de alguns constituintes do solo, especialmente matéria orgânica, minerais de argila e óxidos de Fe e Al .
O LANDSAT 5 enfrenta problemas técnicos e está em manutenção. Atualmente o INPE utiliza as imagens do satélite indiano ResourceSat para acompanhar as secas no Nordeste.
Os solos ricos em óxido de ferro, como o Latossolo Roxo (latossolo vermelho férrico) e a Terra Roxa Estruturada (nitossolo vermelho eutrófico) apresentam valores de intensidade de reflectância bem menores do que os solos com teores menores de hematita, como os LV e os PVA