SóProvas


ID
1353640
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Agronômica (Agronomia)
Assuntos

O equipamento capaz de medir ângulos horizontais e verticais, distâncias horizontais, verticais e inclinadas, além de processar e mostrar condições do nivelamento do aparelho, número do ponto medido, coordenadas UTM ou geográficas e a altitude do ponto, a altura do aparelho, a altura do bastão é conhecido como

Alternativas
Comentários
  • Teodolito: mede ângulos verticais e horizontais, aplicado em diversos setores como na navegação, na construção civil, na agricultura e na meteorologia. Esse equipamento é formado por um sistema de eixos, círculos graduados, luneta de visada e níveis de bolha. Limitações: na maior parte dos modelos de teodolitos, a anotação dos ângulos é manual. Além disso, o teodolito não realiza a leitura de distâncias.

    Distanciômetro: é um equipamento exclusivo para medição de distâncias (DH, DV e DI): a tecnologia utilizada na medição destas distâncias é a do infravermelho; a precisão das medidas depende do modelo de equipamento utilizado; O alcance deste equipamento varia entre 500 m a 20.000 m e depende da quantidade de prismas utilizados para a reflexão do sinal, bem como, das condições atmosféricas.

    Trena eletrônica: dispositivo eletrônico composto de um emissor/receptor de sinais que podem ser pulsações ultra-sônicas ou feixe de luz infravermelho; o alcance depende do dispositivo; normalmente, para a determinação de distâncias acima de 50 metros, é necessário utilizar um alvo eletrônico para a correta devolução do sinal emitido; como explicitado anteriormente, o cálculo da distância é feito em função do tempo que o sinal emitido leva para atingir o alvo, ser refletido e recebido de volta; a frequência e o comprimento do sinal são conhecidos pelo dispositivo; o sinal é então recebido e processado e a distância calculada é mostrada num visor de cristal líquido (LCD); alguns destes dispositivos são capazes de processar, entre outras coisas, áreas, volumes, adição e subtração de distâncias, etc.; funciona com pilhas ou bateria, do tipo encontrado em supermercado; o custo deste dispositivo, bem como, dos demais dispositivos que serão descritos mais adiante, varia muito e depende da tecnologia envolvida, das funções que disponibiliza e do fabricante.

    Estação total (teodolito eletrônico + distanciômetro eletrônico + processador matemático): equipamento capaz de medir ângulos horizontais e verticais, distâncias horizontais, verticais e inclinadas, além de processar e mostrar condições do nivelamento do aparelho, número do ponto medido, coordenadas UTM ou geográficas e a altitude do ponto, a altura do aparelho. Esses equipamentos utilizam um sistema de prismas e lasers para desenvolver leituras digitais de todas as medidas durante o seu trabalho. Todas as informações coletadas pela estação total são armazenadas na memória interna do equipamento e os dados podem ser utilizados em programas específicos para realizar os cálculos topográficos.

    Nível digital: é um nível para medição eletrônica e registro automático de distâncias horizontais e verticais ou diferenças de nível, portanto, não mede ângulos; o seu funcionamento está baseado no processo digital de leitura, ou seja, num sistema eletrônico de varredura e interpretação de padrões codificados.