SóProvas


ID
1353784
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia

Uma norma só deve pretender validez quando todos os que possam ser concernidos por ela cheguem (ou possam chegar), enquanto participantes de um discurso prático, a um acordo quanto à validade dessa norma.

HABERMAS, J. Consciência moral e agir comunicativo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989.


Segundo Habermas, a validez de uma norma deve ser estabelecida pelo(a)

Alternativas
Comentários
  • A razão comunicativa não oferece normas imediatas de ação, como podia ser o caso da razão prática clássica, mas orienta a ação através de possíveis argumentações (discursos) e permite a distinção entre aquilo que é digno de ser conservado e aquilo que deve ser criticado. Eu devo poder justificar diante do interlocutor as normas segundo as quais eu ajo, caso ele as questione. Cada ator social age já antecipando a previsível resposta do outro e deve poder legitimar sua ação, caso seja necessário. Essa reciprocidade de princípio gera uma força vinculativa entre os agentes e estabiliza as ordenações sociais realizadas através do direito positivo

  • Habermas é igual a consenso 

  • Resposta está referência do texto

  • Letra B

    Para Habermas, filósofo contemporâneo, uma norma só é válida e, portanto, só deve ser posta em prática, se ela for criada a partir de um consenso, a partir da deliberação dos participantes da democracia representativa.

  • O enem adora descolar os termos nas perguntas, assim dificultando o entendimento ou fazendo o participante perder tempo.

  • Gabarito B

    "[...] a um acordo quanto à validade dessa norma." , ou seja, requer consenso (igualdade de opiniões/pensamentos entre várias pessoas).