SóProvas


ID
1353805
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Estatuto da Frente Negra Brasileira (FNB)

Art. 1° - Fica fundada nesta cidade de São Paulo, para se irradiar por todo o Brasil, a Frente Negra Brasileira, união política e social da Gente Negra Nacional, para a afirmação dos direitos históricos da mesma, em virtude da sua atividade material e moral no passado e para reivindicação de seus direitos sociais e políticos, atuais, na Comunhão Brasileira.

Diário Oficial do Estado de São Paulo, 4 nov. 1931.

Quando foi fechada pela ditadura do Estado Novo, em 1937, a FNB caracterizava-se como uma organização

Alternativas
Comentários
  • A FNB foi fundada em 1931, por Arlindo Veiga dos Santos, com o objetivo de engajar a comunidade negra de várias cidades brasileiras na luta por reconhecimento e direitos sociais, além de estimular a conscientização política de seus membros. Apesar de defender princípios muito similares ao integralismo fascista, tais como o nacionalismo e o tradicionalismo, sintetizados no lema "Deus, Pátria, Raça e Família", manteve atuação pacífica na luta contra o racismo. Seu fechamento em 1937 se deu justamente por se tratar de uma entidade de caráter político, todas elas proibidas pela Constituição Polaca de 1937.

    Copy and WIN : http://ow.ly/KNICZ

  • O próprio texto já diz que a FNB é uma organizaçõa política. Veja: "união política e social da Gente Negra Nacional".

  • Letra A

    Frente Negra Brasileira (FNB) foi um movimento negro, fundado em outubro de 1931, tendo sido reconhecido como partido politico em 1936, vigente ate o golpe de 1937 que pretendia combater o racismo no Brasil e promover melhores condições de trabalho, saúde e educação para a população negra brasileira.