SóProvas


ID
1353892
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

É comum aos fotógrafos tirar fotos coloridas em ambientes iluminados por lâmpadas fluorescentes, que contêm uma forte composição de luz verde. A conseqüência desse fato na fotografia é que todos os objetos claros, principalmente os brancos, aparecerão esverdeados. Para equilibrar as cores, deve-se usar um filtro adequado para diminuir a intensidade da luz verde que chega aos sensores da câmera fotográfica. Na escolha desse filtro, utiliza-se o conhecimento da composição das cores-luz primárias: vermelho, verde e azul; e das cores-luz secundárias: amarelo = vermelho + verde, ciano = verde + azul e magenta = vermelho + azul.

Disponível em: http://nautilus.fis.uc.pt. Acesso em: 20 maio 2014 (adaptado).


Na situação descrita, qual deve ser o filtro utilizado para que a fotografia apresente as cores naturais dos objetos?

Alternativas
Comentários
  • Se os objetos estão aparecendo esverdeados, colocar um filtro amarelo ou ciano vai intensificar ainda mais tal fato, pois os mesmos  contém o verde.

    Porém o filtro magenta é composto por vermelho e azul, fazendo assim com que o verde perca sua evidência, e gerando uma foto com características mais naturais.

  • Adicionando um filtro magenta que é composto por vermelho+azul você realça as demais cores primárias e assim o verde perde seu excesso.

  • Em relação às cores primárias, sabemos que:  verde + vermelho + azul = branco

    Assim, para atenuar a luz verde devemos usar um filtro que intensifique as cores primárias vermelho e azul, isto é devemos utilizar um filtro magenta. 

    Lembre que magenta = vermelho + azul.

    Resposta: d

  • De acordo com o enunciado existe uma forte composição de luz verde no ambiente.

    Sendo assim, para que a fotografia apresente as cores naturais, deve-se utilizar um filtro que atenue a cor-luz primária verde.

    Para isso, deve-se intensificar as cores-luz primárias vermelho e azul.

    Conclui-se então que tal intensificação pode ser obtida utilizando o filtro da cor-luz secundária magenta, combinação das cores-luz vermelho e azul.


    Resposta D)

  • Não entendi pq um filtro vermelho e azul intensifica as cores vermelhas e azuis

     

  • Idéia de filtro: um filtro de água deixa passar a água e segura as outras coisas. Um filtro de luz verde, deixa passar somente a luz verde. Então, o filtro magenta deixa passar as cores vermelho e azul e deixa as outras de lado.

  • Não entendo

  • Um filtro, por excelência, clareia as cores que lhe são características e atenua as cores opostas, isto é, reduz suas intensidades. Como o ambiente está iluminado predominantemente por luz de composição verde, o filtro mais adequado deverá intensificar as demais cores primárias, ou seja, o vermelho e o azul, o que nos remete ao filtro magenta.

    Letra D

  • Ciano é o impostor !!

    Lembre-se de que filtros são materiais que permitem a passagem apenas da luz da cor da qual eles são feitos.

    Assim, como o objetivo do fotógrafo é diminuir a intensidade de luz verde, ele deve utilizar um filtro que não contenha em sua composição a cor verde, pois os filtros que possuem verde em sua composição deixarão passar luz verde.

    Logo os filtros Ciano, Verde e Amarelo estão fora de cogitação.

    Sobram os filtros Magenta e Vermelho. No entanto, devemos escolher o filtro que permita a passagem de um maior número de cores primárias, para que possamos ter ressaltadas na fotografia uma maior quantidade de cores, conforme o enunciado solicita.

    Assim, a alternativa correta é o item D.

    Aqui um vídeo com a resolução:

    https://www.youtube.com/watch?v=oasqUKY3B5o

    Repetindo, Ciano é o impostor !!!

  • É necessário um filtro que não possua verde em sua composição, caso contrário esses filtros deixarão a luz verde passar. Nisso eliminamos o ciano, amarelo e verde.

    Resta o magenta e o vermelho. Porém, como o local tem muita luz verde, é preferível que o filtro tenha em sua composição mais cores primárias. Dessa forma, o magenta é a melhor opção.