SóProvas


ID
1354306
Banca
FUNCAB
Órgão
POLITEC-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biomedicina - Análises Clínicas

A reação do luminol é capaz de indicar a presença de sangue, mesmo após lavagens. Para tanto, é essencial a hemoglobina apresentar:

Alternativas
Comentários
  • Quando as gotas da solução de luminol entram em contato com o ferro da hemoglobina do sangue, átomos de nitrogênio (N) e hidrogênio (H) escapam das moléculas do luminol. De outro lado, a solução passa a capturar átomos de oxigênio (O) do sangue. Os elétrons dos átomos de oxigênio se agitam pela saída do nitrogênio e do hidrogênio. A energia dessa movimentação dos elétrons é dissipada em forma de partículas luminosas. O resultado é uma luz azulada que identifica o local onde estão vestígios de sangue. Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-funciona-o-luminol

     

  • A reação do luminol é capaz de indicar a presença de sangue, mesmo após lavagens. Para tanto, é essencial a hemoglobina apresentar:

     a) organização octamérica de globinas. ERRADO. A hemoglobina possui organização tetramérica (quatro cadeias), e não octamérica.

     b) quatro cadeias diferentes de globina. ERRADO. A Hb possui duas cadeias alfa e duas cadeias beta organizadas em dímeros. Não são quatro cadeias diferentes.

     c) quatro grupos prostéticos heme ligados a cada globina. ERRADO. Cada globina liga um grupo prostético heme

     d) quatro íons ferro em quatro anéis tetrapirrólicos. CERTO. Essa é a estrutura que permitirá a oxidação do luminol (o Fe do grupo heme).

     e) heme ligado a aminoácidos hidrofílicos da globina. ERRADO.

  • A hemoglobina, componente primordial das hemácias, é um complexo hexacoordenado responsável pela condução de oxigênio aos tecidos do organismo, e é composta por uma porção protéica, chamada globina, e quatro cadeias polipeptídicas ligadas cada uma a um grupamento prostético heme. A estrutura da globina é composta por dois pares de cadeias polipeptídicascadeia alfa e cadeia beta.

  • Gab. D

    hemoglobina é uma proteína de estrutura quaternária. Ela é composta por quatro cadeias de globina (parte proteica) e um grupo heme (grupo prostético) ligado a cada uma delas.