SóProvas


ID
135538
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EMBASA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O sistema de posicionamento global (GPS) funciona com três
componentes: o espacial, o de controle terrestre e o de usuário. A
esse respeito, julgue os próximos itens.

Receptores de GPS que fornecem precisão submétrica na localização de pontos no terreno são conhecidos como GPS diferencial.

Alternativas
Comentários
  •  O princípio básico de funcionamento do GPS Diferencial (GPS-D) consiste em compensar erros do sistema através de correções nos pseudo-ranges, coordenadas de posição ou outras variáveis de interesse, correções estas que o usuário por si só não é capaz de estimar devido à indefinição da sua própria posição.

          Existem duas formas de obter correções diferenciais:
               a) obter dados de correções através de medidas e das mensagens GPS de um único receptor; e
               b) obter dados de correções através das medidas das mensagens e de características da portadora (método interferométrico) de um ou vários receptores e satélites.

          As correções da primeira forma são fornecidas por equipamentos externos (com suas posições bem conhecidas) transmitidas para os usuários e introduzidas nos cálculos de navegação normalmente em tempo real. As correções da segunda forma utilizam os conceitos de diferenças simples, duplas e triplas (sinais de um mesmo satélite captados simultaneamente por um ou mais receptores, sinais de vários satélites captados em vários instantes por um ou mais receptores) e são normalmente empregadas em pós-processamento. Neste texto discutiremos apenas a primeira forma de correções diferenciais. 

    item certo

  • o GPSD são estações terrestres que permitem que o o satálite se comunique com o dispositive remoto (GPS) de forma mais precisa, isso é possível porque o satélite reconhece que a estação terrestre é fixa diferente do GPS que é um dispositivo portátil, então primeiramente ele manda as imagens para o GPSD e depois o GPSD irradia para o GPS.

     

    Quando o GPSD recebe os dados provenientes do satélite ele automatcamente faz as devidas correções (correções de refação atmosférica, curvatura da terra, superfície de nível geoidal e tempo de viajem de dados) das informações antes de transmiti-las ao GPS, por isso a instalação do GPSD faz com que o GPS forneça um sensoriamento remoto mais confiável