SóProvas


ID
1355380
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRE-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Protocolo de roteamento “open”, publicamente disponível, usa algoritmo Link State, com disseminação de pacote LS, mapa de topologia em cada nó e cálculo de rota usando Algoritmo de Dijkstra. Assinale a alternativa que contempla corretamente o protocolo de roteamento que se encaixa na especificação acima.

Alternativas
Comentários
  • Escreva seu comentário..

    Há duas características principais  no OSPF. A primeira, é um protocolo aberto, o que significa que suas  especificações são de domínio público; suas especificações podem ser encontradas  na RFC (Request For Comments) número 1247. A segunda, é um protocolo  baseado no algoritmo SPF, também chamado de algoritmo de Dijkstra, nome de seu  criador.

    OSPF é um  protocolo de roteamento do tipo link-state, que envia avisos sobre o estado da  conexão (link-state advertisements, LSA) a todos os outros roteadores em uma  mesma área hierárquica. Informações sobre interfaces ligadas, métrica usada e  outras variáveis são incluídas nas LSAs.  Ao mesmo tempo em que o roteador OSPF  acumula informações sobre o estado do link, ele usa o algoritmo SPF para  calcular a menor rota para cada nó.

    Por ser um protocolo do tipo  link-state, o OSPF difere-se do RIP e do IGRP, que são protocolos de roteamento  baseados em vetores de distância. Os roteadores que trabalham com algoritmos de  vetor de distância, a cada atualização, enviam toda ou parte de suas tabelas de  roteamento para seus vizinhos.

  • OSPF = Link State

    RIP, IGRP = Distance Vector

  • OSPF (Open Shortest Path First )

    Camada: rede do modelo TCP/IP

    Intra AS

    Tipo link-state

    Avisa sobre o estado da conexão a todos os roteadores(somente quando há alteração);

    Baseado área hierárquica.

    1 Nó processa e repassa informações aos outros nós

    Usa o algoritmo SPF (calcular a melhor rota). Algoritmo Djkstra

     

    @papirobizurado

  • b-

    ao longo de cada iteração em dijkstra, é selecionado fora do sub-grafo um vertice de distancia minima e o adiciona ao subgrafo. log, atualizam-se a dist dos vertices vizinhos do adicionado. a ataulizacao ocorre com a nova distancia do node adjacente como o minimo entre distancia atual e aquela obtida com a soma dos nodes ja visitados.