SóProvas


ID
1355476
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRE-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

A recomendação X.800 lista mecanismos de segurança específicos e mecanismos de segurança pervasivos, entre outras definições. A respeito dos mecanismos de segurança pervasivos, a marcação vinculada a um recurso (que pode ser uma unidade de dados) que nomeia ou designa os atributos de segurança desse recurso denomina-se

Alternativas
Comentários
  • Nem precisa conhecer a norma para responder essa questão da forma como foi colocada:
    "a marcação vinculada a um recurso (que pode ser uma unidade de dados) que nomeia ou designa os atributos de segurança desse recurso"

    Não pode ser nenhuma alternativa, além de Rótulo.
  • Letra b.

     

    Mecanismos de Segurança Pervasivos: mecanismos que não são específicos a qualquer serviço de segurança ou camada de protocolo.

     

    – Funcionalidade Confiável: é uma funcionalidade que obedece alguns critérios pré-estabelecidos;
     

    – Rótulo de Segurança: segundo Stallings (2008) é uma marcação para nomear ou designar atributos de segurança de um determinado recurso;
     

    – Detecção de Evento: detectar eventos relevantes à segurança é sempre um bom procedimento para a segurança, pois através destes eventos pode ser possível detectar ataques ou tentativas de ataques à segurança, podendo evitar estes ataques;
     

    – Registros de Auditoria de Segurança: dados coletados e potencialmente utilizados para facilitar uma auditoria de segurança.
    Serve para uma posterior revisão e exame da segurança, através de auditorias é possível detectar um ataque que já aconteceu e talvez descobrir a origem deste ataque. Por isso é muito importante armazenar os dados coletados referentes à segurança.
     

    – Recuperação de Segurança: lida com solicitações de mecanismos como funções de tratamento e gerenciamento de eventos e toma medidas de recuperação (Stallings, 2008, p. 11).

     

    http://www.redes.ufsm.br/docs/tccs/Douglas_Pegoraro_Stangarlin.pdf