-
Gabarito: C.
A política de remuneração e benefícios está ligada ao sistema G.P denominado de Recompensar Pessoas. É claro que tal política deve estar entrelaçada ao desempenho e competência do colaborador.
Bons estudos!
-
Achei a questão muito subjetiva. Mas...
-
achei a questão horrorosa vejamos a pergunta: A respeito da política de remuneração, sua função essencial é estabelecer critérios de
R:
c)
incentivo e participação nos lucros e resultados, alinhados às competências e ao desempenho.
Que dizer que política de REMUNERAÇÃO tem como essência incentivar a participação nos lucros e resultados??? é para isso que ela existe numa organização????
A meu ver a politica de remuneração existe para fazer com que os funcionários permaneçam na organização...incentivando eles financeiramente. pois se a empresa está pagando por ex a baixo de outra empresas o funcionário pode ir para outras empresas mais atrativas...e a política serve para isso para analisar e fazer um equilíbrio de modo que o funcionário esteja satisfeito ou não instatisfeito (não lembro como a motivação vê isso).
enfim, acho que essa resposta da banca não tem nada a ver.
-
Concordo Ana Carolina...compartilho com sua indignação...rs..."horrorosa"
-
Invertendo a frase fica mais claro:
"Alinhado às competências e ao desempenho, incentivo e participação nos lucros e resultados."
Ou seja, citou o desempenho (ao meu ver a parte mais importante, a finalidade da remuneração), as competências, incentivos, participação nos lucros e resultados.
-
Achei a questão muito estranha... compartilho a mesma indignação da Ana Carolina.
-
Jesus amado, esse Belmont. reclama em todas questões de gestão de pessoas !!
-
Segundo Chiavenato, o objetivo principal da remuneração é criar um sistema de recompensas que seja equitativo e justo tanto para a organização quanto para os funcionários, sendo necessárias duas formas de equilíbrio: interno (estrutura salarial justa e bem dosada) e externo (estrutura salarial compatível com o mercado). Com essas informações internas e externas a organização pode traçar uma política salarial - como parte de sua política de RH.
Há 2 sistemas de remuneração, o baseado em Cargos e o baseado em Competências (pessoas). A questão enfatiza a política baseada no sistema de Competências, onde a remuneração aumenta na medida em que a pessoa se torne capaz de desempenhar mais atividades com sucesso, sendo que a política de remuneração estará alinhada à competência e ao desempenho individuais. E, os prêmios monetários (incentivos e participação nos lucros e resultados) reforçam a responsabilidade e o alcance individual dos objetivos.
-
As organizações desenvolvem políticas de gestão de pessoas que sejam adequadas a sua filosofia, cultura e necessidades.
A respeito da política de remuneração, sua função essencial é estabelecer critérios de
a)admissão quanto a competências cognitivas, experiência e potencial de desenvolvimento.
b)auditoria permanente sobre aplicação e adequação das políticas e normas de gestão de pessoas junto à força de trabalho.
c)incentivo e participação nos lucros e resultados, alinhados às competências e ao desempenho.
d)planejamento, alocação e movimentação interna de pessoas, considerando o plano de carreiras e oportunidades futuras.
e)preparação, atualização e aperfeiçoamento da força de trabalho para o desenvolvimento de tarefas e atribuições.