OLAP possui ferramentas que são classificadas em 5 tipos:
ROLAP -> utiliza tecnologia de banco de dados relacional para armazenar seus dados e suas consultas também são processadas pelo gerenciador de banco de dados relacional;
MOLAP -> são ferramentas que disparam suas requisições diretamente para banco de dados mutidimensionais;
HOLAP -> esse "H" refere-se a "híbrido" -> é a combinação entre ROLAP e MOLAP;
DOLAP -> o "D" refere-se a "desktop" -> a ferramenta envia as requisições para o servidor e este devolve ao desktop um cubo OLAP para ser pesquisado pelo usuário;
WOLAP -> "W" refere-se a "Web" -> são ferramentas que disparam uma consulta via navegador Web para o servidor, que retorna um cubo olap para ser analisado pelo usuário;
Desktop On Line Analytical Processing – DOLAP deriva-se de OLAP, são ferramentas que disparam uma consulta de uma estação cliente para o servidor, que por sua vez retorna enviando o macro-cubo de volta, para que possa ser analisado pelo usuário. Esse tipo de análise é utilizado para fornecer portabilidade aos dados.
Ela emite uma consulta para o servidor e recebe as informações de volta para ser analisada na estação. Essa arquitetura oferece a vantagem de reduzir o tráfego na rede e melhora o desempenho de processamento do servidor, pois todo o trabalho de analise das informações e feita pela máquina cliente.
OLAP (Online Analytical Processing) é a capacidade para manipular e analisar um grande volume de dados sob múltiplas perspectivas.
As aplicações OLAP são usadas pelos gestores em qualquer nível da organização para lhes permitir análises comparativas que facilitem a sua tomada de decisões diárias.
A arquitetura OLAP possui ferramentas que são classificadas em cinco tipos que são: ROLAP, MOLAP, HOLAP, DOLAP e WOLAP (além de XOLAP).
https://pt.wikipedia.org/wiki/DOLAP