SóProvas


ID
1356589
Banca
FUNCAB
Órgão
MDA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Como forma de implementação de Data Warehouse, a combinada tem o propósito de integrar a top down com a bottom up, executando-se a modelagem dos dados do DW de visão macro, sendo o passo seguinte a implementação de partes do modelo. Essas partes são escolhidas por processos ou atividades da área de interesse e constituem os Data Marts.

Tendo em vista o modelo de dados ser único, possibilitando realizar o mapeamento e o controle dos dados, a principal vantagem da implementação combinada é:

Alternativas
Comentários
  • Resposta aparentemente absurda. Garantir a inconsistência dos dados???

  • Está errada a resposta. Seria garantir a consistência de dados. E aparentemente ele tirou daqui: http://imasters.com.br/artigo/11721/gerencia-de-ti/arquitetura-de-data-warehouse-parte-02/

  • Erros a parte, vamos ao que interessa:

    Bottom-Up: permite a construção primeiramente dos Data Marts (subconjunto de dados de um DW) antes mesmo de uma definição da estrutura do DW. No entanto, por não ser construído visando o cenário como um todo, pode acabar gerando inconsistências nos padrões de metadados e nas integrações para compor o DW como um todo (Machado 2000).

    Top Down: o conceito de estruturação terá como base a organização como um todo e não apenas suprir necessidades de um determinado departamento, consequentemente deve ter regras, padrões e uma arquitetura consistente, a fim de evitar dados duplicados e problemas ao integrar as informações. Nesse modelo o DW nasce primeiro e os Data Marts a partir dele. A desvantagem fica por conta do longo período para implementação. (Oliveira 2002).

    Combinada (Intermediária): é resultado da integração dos modos de implementação anteriores. A modelagem do DW é macro, e sua implementação é realizada tomando como base porções deste modelo, escolhido por áreas de interesse e que irão compor o DM. Todos os DM gerados serão integrados futuramente ao DW. A principal vantagem é garantia da consistência dos dados, em função do modelo ser único (Machado 2000).

  • "Esse tipo de implementação tem como finalidade integrar a arquitetura top-down e a bottom-up, e nessa abordagem efetua-se a modelagem de dados do Data Warehouse de visão macro, sendo o passo seguinte a implementação de partes desse modelo. Essas partes são escolhidas por processos ou atividades da área de interesse e constituem os Data Marts.

    Podemos dizer então que cada Data Mart pode ser gerado a partir do macromodelo de dados do Data Warehouse e integrado ao modelo físico do mesmo Data Warehouse.

    A principal vantagem é a garantia da consistência dos dados, que é obtida em virtude dos modelos de dados para os Data Marts serem únicos, possibilitando, a partir disso, o mapeamento e o controle dos dados."


    fonte:http://imasters.com.br/artigo/11721/gerencia-de-ti/arquitetura-de-data-warehouse-parte-02/

  • Garantir a INCONSISTÊNCIA? Essa questão não foi anulada?

  • Tomara que alguém tenha conseguido através de algum recurso.

  • Simplesmente não entendi o motivo dessa resposta... Aparentemente é a alternativa mais absurda... Deu até vontate de apertar no botão "notificar erro" rs 

  • Tomara que alguém tenha metido na justiça.