-
Gabarito letra B. A ficha de assinatura credenciada para requisição de materiais é atribuição do setor de compras.
-
fui em registro contábeis sem nem pensar e errei feio.
-
acho que a maioria achou mais lógia a letra E.........mas vai entender.
-
B ?????? NÃO ENTENDI ESSE GABARITO !!!
Segundo Viana (2000), para atendimento das diversas rotinas de trabalho, os seguintes documentos são utilizados no Almoxarifado:
a. Ficha de controle de estoque;
b. Ficha de localização;
c. Ficha de assinatura credenciada;
d. Comunicação de irregularidades;
e. Relatório técnico de inspeção;
f. Requisição de material;
g. Devolução de material.
Aguimar Xavier, obrigada por contribuir ! Mas qual é a fonte do seu comentário ? Gostaria de saber para poder me aprofundar no assunto.
-
questão que ajuda a resolver e ratifica o posicionameno da referida banca.
Ano: 2013 Banca: Quadrix Órgão: CRF-SP Prova: Agente Administrativo
O Almoxarifado tem por função o recebimento, a guarda, a conservação e a distribuição dos materiais necessários ao funcionamento de uma entidade. É um intermediário entre compras e os demais departamentos de uma entidade. Como o almoxarifado estoca produtos de valor, ele deve ser objeto de um controle rigoroso quanto à entrada, conservação e saída de materiais. Observe os seguintes elementos.
I. Inventário.
II. Boletim Mensal do Almoxarifado.
III. Ficha/Registros de Estoque.
IV. Ficha de Prateleira.
V. Quadro Estatístico de Rotação de Estoque.
VI. Registros Contábeis.
Aponte a alternativa que reúne os elementos necessários para Controle do Almoxarifado.
a) Apenas I.
b) Apenas I e IV.
c) Apenas I, III e IV
d) Apenas I, II, III, IV e V.
e) I, II, III, IV, V e VI.
gab: E
-
Na verdade a ficha de requisição de materiais não é de competencia do setor de compras, mas sim do setores que compoem a organização que as envia ao almoxarifado.
-
registros contábeis parecia tão boa kkkkkkk !
-
Administração de Materiais possui diversos subsistemas típicos, dentre eles o controle de estoque. Este controle é responsável pela gestão econômica dos estoques, através do planejamento e da programação do material, compreendendo a análise, a precisão, o controle e o ressuprimento de material. Os estoques podem ser: matéria-prima, produtos em fabricação e produtos acabados.
Para organizar um setor de controle de estoque (gestão econômica dos estoque), é preciso inicialmente descrever as suas funções principais :
1 - determinar os itens que devem permanecer em estoque;
2 - determinar a periodicidade com que deve ser reabastecido o estoque; (quadro estatístico de rotação de estoques)
3 - determinar o volume necessário de estoque para um determinado período;
4 - acionar o Departamento de Compras para executar a aquisição do estoque (como podem observar ocorre apenas o acionamento para o ressuprimento de material; as demais funções cabem ao Dep. de Compras, a exemplificar: ficha de assinatura credenciada para requisição de materiais). GABARITO: LETRA B.
5 - receber, armazenar, atender os materiais estocados de acordo com as necessidades;
6 - controlar os estoques em termos de quantidade e valor (custos de reposição / preço específico), fornecer informações sobre a posição do estoque; (há registros contábeis)
7 - manter inventários periódicos (permanente - ficha de controle de estoque) para avaliação das quantidades e estado dos materiais estocados; (há inventário e os registros contábeis)
8 - identificar e retirar do estoque itens obsoletos e danificados. (há registros contábeis)
A ficha de prateleira é utilizada para a gestão física dos estoques. Nada mais é do que um instrumento de anotação que deve ser preenchido de acordo com as variações como por exemplo (data, referência do produto, entrada e saída dos produto, saldo). Estas variações são importantes para determinar a periodicidade de ressuprimento e auxiliam a fornecer informações sobre a posição do estoque. Assim, devem ficar acessível em uma prateleira, pois facilita a confrontação com o estoque.
FONTE: Apostila de ARMs - Prof.: Flávio de Assis.
-
B
Ficha de assinatura credenciada para requisição de materiais.