SóProvas


ID
135700
Banca
FGV
Órgão
SEAD-AP
Ano
2010
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

No final do século XIX, o Brasil e a França envolveram-se numa disputa com relação à demarcação dos limites entre o Amapá e a Guiana Francesa - a chamada Questão do Amapá. A argumentação brasileira estava centralizada na localização de um rio e no texto de um tratado.

O rio e o tratado são, respectivamente:

Alternativas
Comentários

  • A Questão do Amapá, também conhecida como Contestado franco-brasileiro refere-se a uma disputa de limites, no final do século XIX, agravada a partir de 1895, envolvendo a França e o Brasil.

    A França não reconhecia o rio Oiapoque como limite entre a Guiana Francesa e o Amapá, reivindicando para si parte do território no Amapá, ao sul daquele rio, região que havia sido ocupada por colonos franceses. Mas, o Tratado de Utrecht, assinado em 1713 pela França e por Portugal, estabelecia o Oiapoque como fronteira entre os dois reinos na América do Sul, pelo que o Brasil, como "herdeiro do Império Português", alegava o direito de exercer soberania sobre as terras ao sul daquele curso fluvial.

    Tropas francesas invadiram o território brasileiro até ao rio Araguari, subtraindo do Brasil aproximadamente 260.000 km². O árbitro da questão foi Walter Hauser, presidente da Suíça, cujo laudo, expedido em 1 de dezembro de 1900 foi favorável ao Brasil.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Quest%C3%A3o_do_Amap%C3%A1
  • Questão linda!!! <3

  • O Acordo diplomático entre Portugal e França ocorreu pelo tratado de Ultrech e também definiram o rio OIAPOQUE como limite das nações (Guiana Francesa e Amapá). 

     

    Letra B.