A função de produção nos informa que a produção por trabalhador é
função do estoque de capital por trabalhador. Observando a figura 03 da
aula, entretanto, à medida que a quantidade de capital por trabalhador
aumenta, a função de produção fica cada vez menos inclinada, de forma
que podemos concluir que a produtividade marginal do capital é
decrescente.
Assim, se o país reduzir o consumo e aumentar o investimento, deverá
experimentar crescimento econômico apenas por um certo período de
tempo, devido a produtividade marginal decrescente do capital.
Gabarito: B
A) Não é possível um crescimento ilimitado no tempo baseado na redução constante de consumo. Caso fosse possível, o limite seria quando o consumo fosse zero, o que não é factível pois o consumo é o principal motor da economia.
B) Ler a C) primeiro. Se fosse ilimitado, bastaria reduzir o consumo e aumentar o investimento no presente para ter muito dinheiro no período seguinte.
A justificativa do porque é limitado também está certo. Se os retornos fossem crescente, bastaria aumentar o investimento para mais que aumentar a renda. Com o aumento da renda poderíamos investir ainda mais, o que geraria ainda mais renda... continuando teríamos um crescimento explosivo. Isto não é observado na prática.
Se fosse constante, o aumento no investimento no tempo t aumentaria a renda no tempo t+1 na mesma quantia. Esse aumento de renda seria investido novamente, provocando um aumento de renda na mesma quanti no tempo t+2... e isso continuaria indefinidamente, ou seja, ilimitado, embora não explosivo. O que também não é visto na prática.
Logo o crescimento limitado só é possível com retornos decrescentes de escala.
C) Cuidado quando for citado o curto e o longo prazo. Essa questão não dá dicas do que entende-se por curto e longo prazo.
Se a sociedade já é rica o suficiente (o que é suficiente?), então o consumo dela é muito pouco se comparado com a renda. Possivelmente uma diminuição no consumo quase não afetará o crescimento econômico. De outro lado, como a economia é rica, deve ser intensiva em capital tecnológico, de forma que aumentar o investimento no tempo t vai fazer com que se tenha mais renda no tempo t+1 e, como não é preciso aumentar o consumo porque a economia já consome o que necessita, o excesso de renda provocará mais acumulação de capital no tempo t+1, que aumentará a renda no tempo t+2 e assim por diante. Ou seja, teremos um crescimento por tempo indeterminado, o que definitivamente não é curto.
Não confundir curto e longo com limitado e ilimitado. Nesse item, o crescimento será longo, mas com certeza limitado, justamente porque o incremento no capital acumulado e na renda são cada vez menores, tendendo a zero, ou seja, a acumulação de capital está sujeita a retorno decrescente de escala.
D) Nada é ilimitado. Fechar o mercado irá diminuir a competitividade, aumentar os incentivos para concentração de capital, podendo surgir monopólios, o que limitará o crescimento do coletivo em prol de alguns.
E) Somente possuir recursos naturais, a economia já seria limitada em fatores de produção e não há crescimento ilimitado com recursos limitados.