SóProvas


ID
1358581
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRE-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A tuberculose pleural é uma das formas mais comuns de apresentação extrapulmonar da tuberculose e pode representar até 10% de todos os casos. O diagnóstico desta patologia permanece um desafio na prática clínica. Sobre a análise do líquido pleural na tuberculose de pleura, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • na fase inicial pode haver predomínio de polimorfonucleares, mas, após alguns dias, há predomínio de linfóci- tos acima de 75%.

  • O líquido pleural tuberculoso caracteriza-se por ser amarelo-citrino, raramente sero-hemorrágico e exsudativo, com predomínio de células linfomononucleares. Outra característica marcante da tuberculose pleural, na análise citológica, diz respeito à pobreza de células mesoteliais. A positividade da baciloscopia ocorre em apenas 5% dos casos, embora, na cultura, ela seja bem maior, próxima a 40%. Um método auxiliar importante no diagnóstico de tuberculose pleural é a dosagem de atividade da ADA, que tem sensibilidade e especificidade acima de 90%; dessa forma, se a atividade da ADA for igual ou superior a 40U/L, o diagnóstico é fortemente sugestivo. Já a PCR para M. tuberculosis tem sensibilidade variada e especificidade de até 100%.

    http://www.sopterj.com.br/wp-content/themes/_sopterj_redesign_2017/_educacao_continuada/curso_tuberculose_5.pdf