Alternativas
No padrão pluralista, múltiplos grupos de interesse, superpostos e hierarquizados, organizam-se para chamar a atenção dos tomadores de decisão.
Para Schmitter, o modelo corporativo caracteriza-se por ser um sistema de representação de interesse ou de valores ('attitude'), um particular tipo de arranjo institucional, de ligação dos interesses organizados da sociedade civil com as estruturas de decisão do Estado.
Para Offe, a forma e a representação dos interesses organizados são determinadas essencialmente por parâmetros econômicos.
Ao contrário do Corporativismo, o modelo neocorporativo - enquanto arranjo político - estimula a competição e o confl ito entre os grupos, inclusive dentro do mesmo setor, favorecendo a variedade de representação dos diversos grupos de interesses.
O Clientelismo indica um tipo de relação entre atores políticos que envolve uma troca de benefícios (ou favores) privados, na forma de empregos públicos, benefícios fi scais, isenções e apoio político, sobretudo na forma de voto.